Com o objetivo de aproximar meninas e adolescentes da rede pública de ensino de Manacapuru ao universo da inovação e da tecnologia, o projeto Manaós Tech Girls, criado pela escola Manaós Tech for Kids, tem seu lançamento oficial programado para o dia 4 de novembro de 2025, a partir das 9h na cidade de Manacapuru (distante a 99 quilômetros de Manaus em linha reta).
A cerimônia de lançamento do projeto contará com a presença das alunas e de seus familiares, além de educadores e de representantes da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que apoia o projeto. O evento ocorrerá a partir das 9h, na rodovia Manoel Urbano (AM-070), 1765, na comunidade Terra Preta em Manacapuru.
O programa Manaós Tech Girls visa despertar vocações para carreiras digitais e fortalecer a representatividade feminina no segmento da tecnologia e inovação. A iniciativa criada pela escola Manaós Tech for Kids, oferece, gratuitamente, os cursos de Introdução à Tecnologia e de Criação de Games.
A ideia é formar centenas de meninas da rede pública de ensino de todo o Amazonas, para que elas possam ser futuras profissionais nas áreas de tecnologia, programação e de criação de jogos digitais.
“Foi uma grata surpresa ver tantas meninas de Manacapuru inscritas no projeto. Das mais de 800 alunas participantes do Manaós Tech Girls, cerca de 100 são de Manacapuru. Esse resultado só foi possível graças à parceria com a Secretaria Municipal”, declara Glauco Aguiar, CEO da Manaós Tech for Kids.
LEIA TAMBÉM: Carro de aplicativo capota na Zona Leste de Manaus e deixa duas pessoas feridas
Glauco Aguiar destaca ainda que, com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Manacapuru, foi possível garantir duas unidades com infraestrutura completa para que as meninas pudessem estudar de forma segura.
“Com isso, conseguimos oferecer duas unidades de apoio em Manacapuru, garantindo que as alunas, tanto do formato online quanto do presencial, possam contar com o acompanhamento e estrutura para participar plenamente do programa”, salienta o idealizador do programa.
Lançamento
Durante a cerimônia de lançamento do projeto Manaós Tech Girls, as alunas selecionadas receberão as boas-vindas e conhecerão a estrutura do programa. As estudantes de 7 à 11 anos participarão de aulas presenciais, enquanto que as de 12 à 17 anos terão aulas online pela plataforma educacional da escola Manaós Tech.
De acordo com a coordenação do projeto, em ambas as modalidades, o conteúdo abordará lógica de programação, design de jogos, narrativas amazônicas e criatividade digital, com uma metodologia lúdica e inspiradora que estimula o trabalho em equipe e a autonomia das alunas.
“Em nome de todas as meninas e mulheres do nosso município e em nome das famílias participantes do projeto, agradeço ao time da Manaós Tech Girls pelo olhar para o potencial do feminino na Amazônia. Nós já estamos presentes em todos os espaços e segmentos do mercado, e produzir ciência, tecnologia e inovação, também são espaços que nos pertencem”, aponta Hariany Campelo, secretária de Política para as Mulheres de Manacapuru.
A secretária complementa que, ao incentivar hoje, as alunas na infância e na adolescência para que elas possam entrar para o mundo da tecnologia, haverá valiosos frutos no futuro.
“Tenho certeza que as sementes que hoje começam a ser lançadas, florescerão e darão maravilhosos frutos e, certamente, com essa parceria (Manaós Tech Girls), fincaremos raízes profundas de transformação e impactos estrondosos nas vidas que foram acolhidas”, finaliza.
Sobre o Manaós Tech Girls
O projeto Manaós Tech Girls é financiado pelo Fundo Socioambiental CAIXA, e com apoio da Artemisia e implementado pela Manaós Tech em parceria com prefeituras e escolas públicas em diversos municípios do Amazonas.
Atualmente, o projeto conta com mais de 800 meninas inscritas em diferentes cidades, formando uma nova geração de jovens criadoras, inovadoras e empreendedoras amazônidas.
O Manaós Tech Girls é um programa educacional gratuito criado pela escola Manaós Tech for Kids, que ensina as meninas da rede pública a desenvolver jogos digitais inspirados na Amazônia. A iniciativa combina tecnologia, arte e propósito social, promovendo inclusão, criatividade e protagonismo feminino na ciência e na inovação.

