Um vídeo que mostra um homem no topo da torre central da Ponte Rio Negro, em Manaus, viralizou recentemente nas redes sociais. As imagens, porém, foram registradas em 2024 pelo influencer polonês Marcin Banot, conhecido por realizar escaladas em grandes estruturas ao redor do mundo sem o uso de equipamentos de segurança.
Durante sua passagem pelo Amazonas, Banot registrou diversas atividades, incluindo escaladas, mergulhos e rapel. Em agosto de 2024, ele foi visto nas ruínas do antigo Hotel Ariaú Amazon Towers, e no mês seguinte, gravou cenas no Rio Negro. As filmagens na ponte mostram o influencer operando um drone enquanto outro integrante do grupo se senta à beira da torre, sem qualquer proteção. Em determinado momento, Banot também prepara uma bebida no alto da estrutura.
LEIA TAMBÉM: Governo do Amazonas decreta ponto facultativo no dia 21 de novembro
A Ponte Rio Negro possui 190 metros de altura em seu mastro central e está situada em área de acesso restrito, onde escaladas não autorizadas são proibidas.
Marcin Banot é ativo nas redes sociais, onde se apresenta como “escalador urbano”, com mais de 330 mil seguidores no Instagram e mais de meio milhão no YouTube. Ele já realizou escaladas em países como França, Alemanha, Cazaquistão e na Torre Eiffel, em Paris, consolidando um histórico de aventuras em locais de grande altura.

