Estão abertas as inscrições para o Programa de Auxílio para Finalização de Teses e Dissertações de Estudantes Indígenas. O programa é exclusivo para estudantes indígenas de mestrado e doutorado que ingressaram em programas de pós-graduação por meio de cotas. A inciativa é da Fiocruz, por meio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), em parceria com a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC).
O objetivo é apoiar financeiramente atividades de pesquisa científica de estudantes indígenas de pós graduação stricto sensu, de mestrado ou de doutorado, em quaisquer programas cadastrados na plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com projetos com temáticas área de saúde coletiva e/ou saúde dos Povos Indígenas.
O Programa vai selecionar até 15 estudantes de mestrado e dez de doutorado. Dentre os requisitos necessários estão: ingresso pelo sistema de ações afirmativas, reserva de vaga ou cota, para Pessoa Indígena; matrícula regular no mestrado (M2) ou doutorado (D3 e D4), acadêmico ou profissional; e projeto de pesquisa relacionado a saúde dos povos indígenas ou saúde coletiva.
LEIA TAMBÉM: INPA selecionando bolsista em projeto para estudo de biologia molecular de insetos
Os candidato poderão submeter somente um projeto de pesquisa, que esteja acompanhado de um plano de trabalho para conclusão da tese ou dissertação. Estudantes de mestrado receberão bolsa mensal no valor de R$ 2,5 mil, e estudantes de doutorado receberão bolsa mensal de R$ 3,1 mil.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 10 de dezembro deste ano, por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição, CLICANDO AQUI. Os seguintes documentos obrigatórios devem ser enviados para o e-mail: [email protected].
Dentre eles estão o comprovante ou declaração da SECA (secretaria acadêmica) do programa, que confirme status da matrícula na pós-graduação; conclusão dos créditos obrigatórios das disciplinas do curso; conclusão da qualificação da dissertação ou tese; e ingresso por meio de ações afirmativas para Indígenas.


