O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) lançou um novo recurso que permite aos proprietários de veÃculos transferir multas de trânsito diretamente pelo celular. A funcionalidade está disponÃvel no aplicativo Carteira Digital de Trânsito desde terça-feira (18), após o Amazonas aderir ao Sistema Nacional de Indicação do Real Infrator.
O sistema permite que o proprietário indique quem estava dirigindo no momento da infração, eliminando a necessidade de comparecimento presencial em unidades do Detran. A ferramenta foi desenvolvida pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Serpro, e tem o objetivo de agilizar o processo de transferência de multas e reduzir burocracias.
LEIA TAMBÉM: Detran-AM alerta para golpe no WhatsApp com falsa suspensão da CNH
De acordo com Ailton Nunes, coordenador-geral da Senatran, a digitalização contribui para que apenas o condutor responsável seja penalizado. Após a indicação no aplicativo, o motorista indicado deve confirmar a infração, oficializando a transferência da multa.
Além do Amazonas, Acre e Pará também implementaram recentemente o sistema, que já está ativo em 15 estados e no Distrito Federal. Segundo o Ministério dos Transportes, a ferramenta aumenta a transparência na aplicação de penalidades e evita deslocamentos desnecessários dos proprietários até os postos de atendimento.
Para utilizar o recurso, é necessário possuir CNH Digital, conta gov.br nos nÃveis prata ou ouro e realizar a indicação dentro do prazo especificado na notificação da infração, geralmente de até 30 dias. Após a confirmação do condutor indicado, a multa deixa de ser atribuÃda ao proprietário do veÃculo.

