Encerra no dia 30 de novembro o Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira, iniciativa anual que reúne instituições financeiras e órgãos de defesa do consumidor para oferecer condições especiais de renegociação a clientes com dívidas bancárias em atraso. O atendimento presencial nos Procons participantes vai até 28 de novembro, enquanto as demais modalidades seguem até o fim do mês.
As negociações podem ser realizadas diretamente nos canais digitais dos bancos, na plataforma ConsumidorGovBr, mediante conta nível Prata ou Ouro, ou presencialmente nos Procons que aderiram ao mutirão. Estão contempladas dívidas de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros tipos de empréstimos sem garantia real e que não estejam prescritos.
LEIA TAMBÉM: Feirão Limpa Nome com oportunidade para renegociação de 633 milhões de dívidas
Os bancos participantes podem disponibilizar parcelamentos, descontos sobre o valor devido ou redução de juros, de acordo com suas políticas internas. A relação completa de instituições envolvidas e orientações sobre os canais de atendimento está disponível no portal Meu Bolso em Dia, da Febraban.
Dívidas não bancárias, como contas de energia, água, telecomunicações e varejo, podem ser negociadas pelo site da Serasa, pelo aplicativo da empresa ou em agências dos Correios. Para o atendimento presencial, é necessário apresentar CPF e documento oficial com foto.
O mutirão é promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a ProconsBrasil e mais de 160 instituições financeiras e entidades. Na edição realizada em março de 2025, mais de 1,4 milhão de contratos foram renegociados.
Segundo Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban, a iniciativa busca facilitar o processo de regularização e oferecer alternativas aos consumidores. Informações adicionais sobre a edição de 2025 e conteúdos de educação financeira estão disponíveis na página do mutirão no portal Meu Bolso em Dia.

