Neste sábado (29/11), o governador Wilson Lima inaugurou nova unidade do Castramóvel, durante a 27ª edição do Governo Presente, realizada no Conjunto Viver Melhor 1, zona norte de Manaus. Com o reforço, serão cinco estruturas móveis de atendimento veterinário, ampliando o acesso gratuito a castrações, vacinação e procedimentos para cães e gatos.
Desde 2021, o programa realizou mais de 70 mil castrações, consolidando uma política de bem-estar animal com controle populacional, redução de abandono e prevenção de zoonoses. A novidade conta com estrutura completa para triagem, cirurgia e recuperação, além de vacinação viral e antirrábica. Neste sábado, foram realizadas 120 castrações solidárias e 250 agendamentos, ampliando o alcance da iniciativa na capital e no interior.
A iniciativa integra a política estadual de proteção animal, que inclui também o Hospital Veterinário Estadual, primeiro serviço público de saúde animal do Amazonas, sendo ainda a maior estrutura pública da América Latina. Durante a inauguração, o governador destacou que o Castramóvel representa um avanço permanente na proteção animal e na saúde pública.
LEIA TAMBÉM: Cinco bairros de Manaus ficarão sem energia elétrica neste domingo (30); confira e programe-se
A 27ª edição do Governo Presente reuniu 38 órgãos estaduais para atendimento gratuito ao público, ampliando o alcance de serviços essenciais. A última edição, no Lago Azul, registrou mais de 11 mil atendimentos na segunda etapa do conjunto Viver Melhor, consolidando o programa como uma das principais frentes de aproximação do Estado com a população.
Principais serviços da 27ª edição
Saúde: Consultas presenciais em clínico geral, ginecologia e oftalmologia, além de teleconsultas com ortopedista e ginecologista. A Carreta da Saúde realizou exames de ultrassonografia e mamografia, juntamente com aferição de pressão e testes de glicemia. A vacinação viral e antirrábica também esteve disponível, assim como os atendimentos com a nova unidade do Castramóvel, totalizando 120 castrações e 250 novos agendamentos.
Cidadania e documentos: Emissão e agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN), com 250 senhas para emissão direta e outras 750 para agendamentos. Regularização de CPF, emissão de hipossuficiência, apoio psicológico, jurídico e social, além da entrega de 1.000 cestas básicas e 100 kits bebê.
Crédito, empreendedorismo e habitação: Atendimentos com linhas de financiamento e renegociação facilitada. Renegociação habitacional e pré-cadastro do programa Amazonas Meu Lar. Nesta edição, foram entregues cinco certificados do Subsídio Entrada do Meu Lar para famílias das faixas 1, 2 e 3, equivalente a R$ 160 mil em subsídios pagos pelo Estado.
Bem-estar, cultura e lazer: Atendimentos em beleza, massagem e esmaltação. Triagem com aferição, fisioterapia, ventosa e atividades esportivas e recreativas. Programação cultural, Feira de Economia Criativa e ações do programa Mania de Ler.
Economia e alimentação: Distribuição 15 toneladas de peixe para a população e Feira de Produtos Regionais com pescadores e produtores da região.
Serviços complementares: Atendimento previdenciário e recadastramento. Orientação de consumidores e abertura de registro de reclamações. Emissão da Carteira Digital de Trabalho, atendimentos do Sine, orientação de seguro-desemprego e qualificação profissional. A Cosama forneceu distribuição de água potável durante o evento.


