A Bateria Feminina Salto Agulha, de Manaus, iniciou um workshop de percussão voltado exclusivamente para mulheres. As aulas são realizadas às quartas-feiras, no período da noite, no Espaço Cultural Muiraquitã, e têm duração de três semanas, de 12 de novembro a 3 de dezembro.
O projeto tem como objetivo ensinar técnicas de percussão e promover a participação feminina na cultura do samba. Além do ensino musical, o workshop oferece um espaço de troca de experiências e formação sobre questões de gênero, direitos das mulheres e identidade cultural. Segundo a organização, o curso também busca formar multiplicadoras que possam levar o conhecimento adquirido a outras mulheres interessadas em percussão.
A iniciativa é contemplada pelo edital 13/2024 da Lei Aldir Blanc de Fomento à Cultura. As interessadas ainda podem se inscrever entrando em contato pelo WhatsApp (92) 99372-7566, com Bruna Hernandez, uma das fundadoras da bateria.
LEIA TAMBÉM: Roda de Samba em Manaus reúne intérpretes e rainhas de bateria de escolas do RJ
A Bateria Feminina Salto Agulha foi criada há seis anos por Luana Sá e Bruna Hernandez, ambas ritmistas da GRES Reino Unido, e reúne integrantes de diferentes escolas de samba de Manaus. A bateria realiza apresentações em eventos da cidade e busca consolidar a presença feminina no samba.
O grupo conta atualmente com Tacy Santos como mestre e repique, Claudia Trindade como intérprete, Bruna Hernandez no tamborim, Lucelale Ferreira no chocalho, Paola Corrêa Rihanna Porfírio na caixa, Luana Sá nas marcações e Nicolle Costa no surdo de terceira.
O workshop é considerado uma oportunidade para mulheres de diferentes idades e contextos sociais desenvolverem habilidades musicais, socialização e protagonismo cultural dentro do universo da percussão.


