Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Postos de saúde do Amazonas abrem neste sábado para Dia D de vacinação contra a gripe
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Postos de saúde do Amazonas abrem neste sábado para Dia D de vacinação contra a gripe
Cidades

Postos de saúde do Amazonas abrem neste sábado para Dia D de vacinação contra a gripe

Redação
Atualizado em 2025/11/28 at 7:58 PM
Redação 3 meses atrás
Compartilhe
Aplicação de vacina contra a gripe em braço de paciente.
Vacinação contra a gripe em Manaus. (Foto: Divulgação/Semsa)
Compartilhe

O Ministério da Saúde realiza, neste sábado (29), o Dia D da Campanha de Vacinação contra Influenza na Região Norte do país. O Amazonas contará com ações cujo foco é reforçar a proteção antes do período de maior circulação do vírus, que coincide com o “inverno amazônico”, época mais chuvosa do ano e marcada pelo aumento das síndromes respiratórias.

Para viabilizar a ação, a pasta investiu R$ 54,5 milhões e enviou 3,2 milhões de doses para os sete estados da região.

LEIA TAMBÉM: Honda anuncia recall do Accord híbrido no Brasil após falha de potência

Neste Dia D de vacinação contra a gripe, todas as salas de imunização estarão abertas, com aplicação gratuita da vacina, medida mais eficaz para evitar a gripe e suas complicações. A meta é alcançar ao menos 90% de cobertura entre os públicos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores de áreas essenciais, como saúde, educação, segurança e transporte.

Diferentemente das demais regiões do país, onde as campanhas de vacinação contra a gripe ocorrem geralmente entre março e maio, a Região Norte apresenta padrões climáticos e epidemiológicos distintos. As temperaturas elevadas e a alta umidade favorecem a transmissão do vírus influenza em meses diferentes, exigindo um calendário próprio de vacinação. O imunizante utilizado tem composição específica recomendada para o Hemisfério Norte (2025–2026), garantindo maior eficácia de acordo com os vírus em circulação.

Quem pode receber a vacinação contra a gripe?

A vacinação contra a gripe é destinada a grupos vulneráveis, com maior risco de complicações pela influenza. A estratégia inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores de áreas essenciais, como saúde, educação, segurança e transporte.

Quem faz parte desses públicos e ainda não se vacinou tem a oportunidade de se proteger e, ao mesmo tempo, atualizar a caderneta vacinal nos postos de saúde. Para facilitar o acesso à informação, pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal de crianças e adolescentes pelo aplicativo Meu SUS Digital, que disponibiliza alertas sobre próximas doses, lembretes e atualizações em tempo real. O sistema também permite verificar quais vacinas já foram aplicadas e quais ainda estão pendentes.

Mesmo após o Dia D, as Unidades Básicas de Saúde da região seguem com oferta da vacina para toda a população. A campanha, iniciada em 3 de novembro, permanece ativa até 26 de fevereiro de 2026, com mais de 6,5 milhões de doses distribuídas, incluindo o quantitativo reservado para a mobilização deste sábado. A expectativa até o fim do período é vacinar 6,5 milhões de pessoas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a vacina trivalente, que protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no hemisfério sul no último ano.

Leia também

Confira agenda da Agência-Barco da CAIXA para março, no Amazonas

Sidney Leite entrega máquinas agrícolas a quatro municípios do Amazonas

Cédula-C de aposentados e pensionistas da Amazonprev será liberada na quinta (5)

IML busca por familiares de homem que morreu em Manaus

Prorrogado prazo de inscrições para o projeto CNH Social no Amazonas; veja nova data

Redação 28/11/2025 28/11/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Últimos dias para conseguir descontos no IPTU 2026 em Manaus; veja como fazer
Próximo Artigo Ônibus do Natal começa a circular em Manaus Ônibus do Natal começa a circular em Manaus; Veja linhas e horários
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.