O governador Wilson Lima vistoriou, nesta quinta-feira (30/10), as obras e os novos equipamentos médicos instalados no Complexo Hospitalar Sul (CHS), em Manaus. A ação faz parte do plano de modernização da rede estadual de saúde, que prevê R$ 55,6 milhões em investimentos em tecnologia e infraestrutura hospitalar.
Durante a visita, o governador destacou que o CHS passa por um processo de transformação completo, com renovação de equipamentos, reformas estruturais e implantação de novos fluxos de atendimento, o que deve elevar o padrão de qualidade dos serviços oferecidos à população.
LEIA TAMBÉM: Monitoramento das águas no AM ganha reforço com barco Uiara
“É mais uma entrega que promove uma transformação completa aqui no complexo. Depois de mudar o sistema administrativo e tirar o papel, nós estamos entrando em uma nova etapa, com a substituição dos equipamentos dos apartamentos e a implantação de fluxos modernos. Esses equipamentos de ponta permitem mais precisão no trabalho dos profissionais e um tempo menor de internação dos pacientes. É um verdadeiro choque de gestão”, afirmou Wilson Lima.
Nesta fase, foram entregues 231 novos equipamentos, entre eles 38 ventiladores pulmonares, 29 cardioversores, 31 oxímetros portáteis, 27 aspiradores cirúrgicos e 6 incubadoras microprocessadas. A lista também inclui 12 carros de anestesia, 16 bisturis eletrônicos, 10 respiradores mecânicos, 15 eletrocardiógrafos e 82 monitores multiparamétricos.
Outros 324 equipamentos têm entrega programada até janeiro de 2026, totalizando 555 itens destinados a reforçar o atendimento hospitalar.
No Hospital e Maternidade Dona Lindu, vinculado ao CHS, já foram instalados 14 incubadoras neonatais, 1 incubadora de transporte, 12 berços aquecidos, 8 aparelhos de fototerapia, 4 ventiladores infantis e 5 detectores fetais, ampliando a capacidade da rede de atendimento neonatal do Estado.
Wilson Lima também vistoriou as obras do quarto andar do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, que está em fase final. O novo pavimento seguirá o padrão do quinto andar, já modernizado, com 83 leitos distribuídos em 12 enfermarias e três salas de isolamento. A entrega está prevista para a segunda quinzena de novembro.
A modernização inclui a substituição completa das redes elétrica, hidráulica e de gases medicinais, além de novos pisos, iluminação e reforma dos postos médicos, farmácia satélite, copa e áreas de apoio.
Outra frente em andamento é a construção da Policlínica e Hospital Dia, um novo espaço de 300 metros quadrados voltado a pacientes egressos, que retornam ao sistema para consultas e pequenos procedimentos após a alta. A estrutura contará com consultórios multiprofissionais, sala de Raio-X, área de observação e plena acessibilidade, com capacidade para até 80 atendimentos diários.


 
			 
			 
                                 
                             