Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Monitoramento das águas no Amazonas ganha reforço com barco Uiara
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Monitoramento das águas no Amazonas ganha reforço com barco Uiara
Cidades

Monitoramento das águas no Amazonas ganha reforço com barco Uiara

Tabajara Moreno
Atualizado em 2025/10/30 at 5:56 PM
Tabajara Moreno 3 semanas atrás
Compartilhe
Compartilhe

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Marinha do Brasil, realizam, nesta sexta-feira (31), às 10h, a cerimônia de lançamento da Embarcação de Apoio Fluvial nº 1 (EApFlu1), batizada de “Uiara”, no Mirante Lúcia Almeida. Uiara é a primeira embarcação nacional projetada para o monitoramento das águas na bacia Amazônica, consolidando uma parceria inédita entre a Agência, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Marinha.

O evento contará com a presença da diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez; do diretor da Agência Leonardo Góes; do comandante do 9º Distrito Naval, o vice-almirante João Alberto de Araujo Lampert; e da diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice de Castilho.

Construída em Simões Filho, na Bahia, a Uiara percorreu cerca de 2.600 milhas náuticas contornando o litoral brasileiro até chegar à capital amazonense navegando pelo rio Amazonas. O projeto foi executado por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre a ANA e a Marinha, que supervisionou e assessorou tecnicamente a construção, garantindo a qualidade da embarcação e os padrões navais.

Nos termos das parcerias estabelecidas, o Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9) será responsável pela operação, manutenção e guarda da embarcação, que será utilizada por profissionais da ANA, do SGB e da própria Marinha em atividades de monitoramento no contexto da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) e, eventualmente, em levantamentos hidrográficos.

Monitoramento e segurança hídrica na Amazônia

Responsável pela coordenação das atividades desenvolvidas pela Rede Hidrometeorológica Nacional, a ANA, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil, desempenha o papel de monitoramento das águas do País. Nesse sentido, visando a superar os desafios enfrentados para se operar as estações hidrológicas na Região Amazônica, a Agência contratou a construção de duas Embarcações de Apoio Fluvial, que permitirão um deslocamento rápido e seguro para as equipes responsáveis pelos trabalhos de monitoramento sobretudo nas regiões de difícil acesso, contribuindo para o monitoramento dos rios e a fiscalização dos usos de recursos hídricos no Brasil.

Equipada com instrumentação hidrológica de ponta, a Uiara permitirá a realização de medições de vazão, parâmetros de qualidade da água e transporte de sedimentos, informações fundamentais para compreender o comportamento dos rios da Amazônia e apoiar as previsões de cheias e secas na região. A embarcação também será essencial para a segurança da navegação e para o estudo da dinâmica geomorfológica dos rios da Amazônia Ocidental.

Além da Uiara, uma segunda embarcação, batizada de Jaci, em homenagem à deusa lua das tradições indígenas, está sendo construída no Estaleiro B3, em Simões Filho (BA). Ambas foram nomeadas em votação interna promovida pela ANA e pelo SGB em 2024, na qual “Uiara”, que significa “mãe d’água” ou “a dominadora”, recebeu 31,8% dos votos registrados. Por sua vez, “Jaci” ganhou 19,4% dos votos.

A ANA coordena as atividades desenvolvidas no âmbito da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) conforme estabelecido pela Lei nº 9.984/2000. A Agência possui uma rede de monitoramento de níveis e vazões de rios e de chuvas em todo o Brasil. São mais de 4,5 mil estações de monitoramento, sendo aproximadamente 1.900 estações fluviométricas (medem níveis e/ou vazões de rios) e 2.800 estações pluviométricas (medem chuvas)

Leia também

Wilson Lima inaugura estrutura de Telessaúde em Nova Olinda do Norte

Iphan anuncia entrega da primeira etapa das obras da Igreja de São Sebastião e a reforma da Matriz de Manaus

Saiba como conferir locais, data e hora de aplicação das provas da Fundação Matias Machline

Caminhão caçamba sobe canteiro e atinge carros em avenida de Manaus

Governo Federal autoriza nomeação de 288 aprovados no Concurso Público Unificado

Termos Agência Nacional de Águas, marinha do brasil, Servço Geológico Brasileiro, Uiara
Tabajara Moreno 30/10/2025 30/10/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Tabajara Moreno
Jornalista amazonense e fundador do site Segundo a Segundo
Artigo anterior Sicredi traz nova tecnologia para gestão de negócios no Amazonas
Próximo Artigo Fachada da 16ª Cicom e Depca com carro estacionado em frente. Homem é preso com mais de 700 vídeos de pornografia em infantil em Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.