As vendas do comércio de varejo no Amazonas tiveram em agosto uma retração de -0,3% em relação ao mês anterior, enquanto no mesmo período a média nacional teve variação 0,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado do ano (jan-ago) as vendas do varejo no Amazonas registraram uma pequena elevação, 1,6%, na comparação com o mesmo período de 2024. O crescimento nos últimos 12 meses (set-24 a agp-25) o desempenho é um pouco melhor: 2,8%.
Esta é a segunda queda consecutiva (em julho também houve retração de -0,3%), indicando um leve arrefecimento no ritmo de vendas do varejo no curto prazo. A variação no índice apresentou alta volatilidade durante o ano com quedas de 5,6% (março) e picos de crescimento de 4,0% (fevereiro), mas não apresentou tendência de recuperação após março, se mantendo em patamares de variação muito baixos e atingindo valores negativos em três dos cinco últimos meses.