O setor de serviços do Amazonas cresceu 2,4% em agosto comparado a julho. O bom desempenho, medido pela Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou bem acima da média nacional: 0,1%.
O volume de serviços prestados em agosto ajuda a melhorar a performance do setor neste, pois em julho houve variação negativa de -4,1% em relação a junho. No nível nacional, o resultado colocou o Amazonas no quarto lugar no ranking, atrás apenas de Piauí (6,7%), Sergipe (4,2%) e Amapá (3,9%). Os estados com os piores resultados foram Acre (-10,3%), que apresentou a retração mais acentuada; Paraíba (-3,8%) e Bahia (-2,5%).
No índice de variação interanual que compara agosto deste ano com agosto de 2024, o volume de serviços no Amazonas recuou -1,9%, resultado inferior à média nacional, que ficou em 3,6%. Essa é a terceira variação negativa no índice interanual que, apesar disso, registrou variações positivas de forma consistente até o mês de junho.
No índice de variação acumulada no ano, o setor de serviços no Estado acumulou apenas 1,8% de janeiro até agosto e ficou abaixo da média nacional que acumulou 2,6%. O setor não conseguiu repetir a variação acumulada de julho, quando apresentou 2,3% de variação, e teve dificuldades de se manter próximo aos 3,0% de variação acumulada, tendo atingido este resultado apenas uma vez em junho.