Os três senadores do Amazonas estão entre os 41 que formam a Elite Parlamentar, pesquisa realizada anualmente pela consultoria Arko Advice desde 1998. Eduardo Braga (MDB), PlÃnio Valério (PSDB) e Omar Aziz (PSD) estao entre as lideranças formais do Congresso Nacional por serem os lÃderes de seus respectivos partidos. Nenhum deputado da bancada do Amazonas está na Elite Parlamentar deste ano.
A consultoria Arko Advice divulgou a pesquisa Elite Parlamentar 2025, nesta terça-feira (28), e apontou 120 parlamentares, sendo 79 deputados federais e 41 senadores, como os mais influentes do Congresso Nacional.
Conforme a metodologia divulgada pela Arko Advice, a seleção considera fatores como capacidade de articulação, negociação com o Executivo, construção de consensos e influência nas principais pautas legislativas.
A Elite também está dividida entre lideranças formais e informais, que são aquelas que não possuem cargos na mesa diretora ou posição de destaque em seus partidos, mas comandam discussões e negociam acordos. No caso dos senadores do Amazonas, eles são considerados lideranças formais. Ex-presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cotado para ser indicado pelo presidente Lula para a vaga de LuÃs Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal é uma liderança informal.
O Partido dos Trabalhadores é o que mais possui representantes na lista, com 18 nomes. A região Nordeste tem a maior participação entre as cinco regiões, com 45 parlamentares.
A pesquisa busca medir a influência polÃtica, sem levar em conta alinhamento ideológico ou partidário. A Arko Advice informa que a metodologia avalia o desempenho dos parlamentares na condução de temas estratégicos e na interlocução entre os poderes.
Os detalhes completos sobre o peso de cada critério não são divulgados publicamente. A lista abrange apenas integrantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, sem incluir representantes estaduais ou municipais.

