Oito borracharias localizadas na Zona Sul de Manaus foram notificadas nesta sexta-feira (10) por práticas de descarte irregular de resíduos, durante uma ação de fiscalização realizada pela Central Integrada de Fiscalização (CIF). A operação teve como foco o combate ao descarte inadequado de pneus e outros materiais potencialmente poluentes.
A força-tarefa contou com a participação de agentes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Guarda Municipal e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). A ação faz parte de uma agenda semanal de fiscalização voltada à manutenção da limpeza urbana e à prevenção de danos ambientais.
LEIA TAMBÉM: Mais de duas toneladas de pirarucu são apreendidas durante fiscalização da PF no AM
Entre as irregularidades encontradas estão o armazenamento inadequado de pneus usados, reuso sem controle e ausência de caixas separadoras de água e óleo, item exigido por normas ambientais municipais. Em um dos estabelecimentos, foi constatada a presença de água parada, ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
A população é orientada a denunciar práticas de descarte irregular por meio do Disk Semulsp, pelo número (92) 98842-1202, ou pelos canais oficiais da Semmas.