A Secretaria Municipal de SaĆŗde (Semsa) iniciou, nesta sexta-feira (31), a distribuição de 300 mil doses da vacina contra a Influenza, enviadas pelo MinistĆ©rio da SaĆŗde. O imunizante serĆ” disponibilizado em todas as unidades de saĆŗde da capital, e a campanha de vacinação terĆ” inĆcio na próxima segunda-feira (3), com encerramento previsto para o dia 28 de fevereiro de 2026.
A ação tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e proteger os grupos considerados prioritĆ”rios contra a gripe. Entre o pĆŗblico-alvo estĆ£o crianƧas de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e pessoas com 60 anos ou mais. Outros 17 grupos tambĆ©m estĆ£o incluĆdos, como puĆ©rperas (atĆ© 45 dias após o parto), povos indĆgenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saĆŗde e da educação, profissionais das forƧas de seguranƧa, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuĆ”rios, entre outros.
LEIA TAMBĆM: Casos de Covid-19 e Influenza A lideram mortes por vĆrus respiratórios no Amazonas
A vacina utilizada Ć© a Influenza Trivalente, que protege contra trĆŖs cepas do vĆrus: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (linhagem B/Victoria). O imunizante Ć© contraindicado para crianƧas menores de seis meses e pessoas com histórico de reação alĆ©rgica grave a doses anteriores.
De acordo com a Semsa, pessoas com sintomas leves de gripe podem ser vacinadas. Entretanto, em casos de febre ou diagnóstico recente de Covid-19, a aplicação deve ser adiada até a recuperação completa


 
			 
			 
                                 
                             