O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a convocação de cerca de quatro milhões de beneficiários para realizar a Prova de Vida, procedimento obrigatório para a manutenção de aposentadorias e pensões. Apenas quem receber aviso no extrato bancário precisa comparecer ou realizar o processo pelos canais oficiais.
Segundo o órgão, os segurados têm 30 dias para realizar a comprovação após o aviso, a fim de evitar o bloqueio do benefício. O procedimento pode ser feito de três formas: pelo aplicativo Meu INSS, com reconhecimento facial quando solicitado; pelo aplicativo ou site do banco em que o benefício é pago; ou presencialmente, na agência bancária.
O INSS reforça o alerta contra golpes. O instituto não entra em contato por telefone, não envia mensagens, não solicita Pix e não realiza visitas domiciliares. Os beneficiários devem desconfiar de ligações, mensagens ou abordagens pedindo dados pessoais.
O INSS também não envia servidores para fazer comprovação de vida e arrecadação de documentos na casa do beneficiário. As informações oficiais podem ser confirmadas apenas pelos canais do INSS: o site gov.br/inss, o aplicativo Meu INSS e a Central 135.
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Prova de vida do INSS estava suspensa?
O INSS enfatiza que a Prova de Vida é obrigatória, mas que ela passou por mudanças para tentar facilitar a vida do usuário. Desde janeiro de 2023, houve uma mudança na forma de fazer a comprovação de vida: o INSS é responsável por fazer o cruzamento de dados com bases governamentais para checar a condição do beneficiário. Ou seja, a obrigação da pessoa se dirigir ao banco ou ao INSS para comprovar que está viva não é obrigatória.
O cruzamento de informações apresentou resultado satisfatório: de 36,9 milhões de pessoas elegíveis à prova de vida em 2024, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados por meio de cruzamento de informações, disse o órgão.
O INSS garantiu que não há bloqueio de benefícios por falta de prova de vida.

