Criado pelo presidente Lula, o programa Gás do Povo vai distribuir gás de graça para cerca de 50 milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa vai beneficiar pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), priorizando os beneficiários do Bolsa Família.
A expectativa é que os primeiros botijões possam ser retirados em novembro de 2025, segundo o Ministério das Minas e Energia. Nesta semana, o governo explicou que os produtos serão retirados de quatro formas.
São elas: por meio do aplicativo Vale Digital, do cartão específico do programa, de QR Code disponível nas agências da CAIXA, e do cartão Bolsa Família. Todas as regras para acessar o programa ainda serão divulgadas pelo governo federal.
LEIA TAMBÉM: Suframa e Instituto Somar apresentam a ExpoPIM 2026
“O gás de cozinha é um insumo essencial para a vida das famílias brasileiras. O Gás do Povo é uma política social transformadora, que leva dignidade e segurança alimentar para milhões de lares. O MME tem orgulho de conduzir essa iniciativa em parceria com outros órgãos do governo”, afirmou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Em março de 2026, o programa deve alcançar todas as 15,5 milhões de famílias brasileiras.

