Funcionários do Hospital Beneficente Portuguesa, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus, denunciam atrasos salariais que ocorrem pelo menos dois meses. De acordo com relatos obtidos pela reportagem, os problemas começaram após a entrada de uma nova empresa de gestão no início de maio deste ano.
Um dos trabalhadores, que preferiu não se identificar, afirmou que os salários dos meses de agosto e setembro ainda não foram pagos. Segundo ele, embora os pagamentos de maio, junho e julho tenham sido realizados, as férias tiradas em julho também não foram remuneradas. O funcionário relatou ainda que procurou o setor de Recursos Humanos do hospital, mas foi informado de que não há previsão para regularização dos valores em aberto.
LEIA TAMBÉM: Três meses de atrasos salariais no Hospital Beneficente Portuguesa
Desde 1º de maio, a gestão administrativa e comercial da unidade passou a ser realizada pela empresa Caring Consultoria e Gerenciamento em Saúde Ltda., conforme comunicado assinado pelo presidente da instituição, Leopoldo Cavalcanti Krichanã da Silva. No documento, o hospital afirma que a mudança faz parte de um novo processo de gestão voltado à recuperação financeira da instituição, com previsão de atuação conjunta entre a equipe da unidade e a nova administradora por 180 dias.

O Hospital Beneficente Portuguesa é uma unidade filantrópica fundada em 1893. Atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios particulares, e funciona em um prédio tombado como patrimônio histórico.
A reportagem entrou em contato com o hospital para esclarecimentos sobre os atrasos e possíveis medidas para normalização dos pagamentos, mas até a publicação desta matéria não houve resposta. O espaço permanece aberto para manifestação.