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Cidades

Estudo aponta necessidade de quatro linhas de BRTs em Manaus

Tabajara Moreno
Atualizado em 2025/10/30 at 10:14 PM
Tabajara Moreno 7 horas atrás
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Greve de ônibus em Manaus é cancelada
Foto: Reprodução
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Um estudo do Ministério das Cidades e Banco Nacional de Desenvoltimento Econômico e Social (BNDES) apontou que Manaus precisará construir uma rede de BRTs (bus rapid transito) com 48 quilômetros de extensão e a um custo de R$ 2,8 bilhões

Com quatro ramais, a rede de BRTs dotaria Manaus de um sistema de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC). Os veículos dos BRTs circulariam por corredores exclusivos fazendo o transporte de passageiros entre pontos extremos da Zona Norte; entre as Zonas Norte e Leste, na Zona Central e em pontos extremos da Zona Sul. Essas ideias constam do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), encomendaeo pelo Ministério e o principal banco de desenvolvimento e financiamento de projetos estruturantes do País.

Confome o ENMU, a implementação dos projetos resultará na redução estimada de aproximadamente 90 óbitos em acidentes de trânsito até 2054. Da mesma forma evitará a emissão de 34,6 mil de toneladas de CO2 por ano, ajudando no controle do efeito estufa, responsável pelas mudanças climáticas, na capital amazonense.

Outro benefício é a redução do custo operacional por viagem, decorrente da maior utilização dos sistemas de média e alta capacidade, que tipicamente são mais eficientes. No caso de Manaus, a redução será de 8% em caso de implantação das quatro linhas de BRTs.

“Com o estudo, o BNDES contribui com a produção de uma política pública e formulação de uma estratégia nacional de mobilidade urbana, de longo prazo e sustentável, unindo esforços da União, dos Estados, dos municípios e do Distrito Federal. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos brasileiros e brasileiras, com um transporte mais eficaz, menos poluidor e mais seguro”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou que os projetos selecionados no ENMU mostram que o Brasil busca se adaptar as mudanças do clima com ações tanto de sustentabilidade quanto de mobilidade e inclusão social.

“Investir em transporte coletivo limpo é investir nas cidades e nas pessoas, para que os centros urbanos se tornem mais resilientes, com menos poluição e deslocamentos mais rápidos e seguros”, destacou Jader Filho.

Na capital amazonense, com a implantação dos projetos previstos no ENMU haverá também a redução no tempo médio de deslocamentos na cidade, com um impacto estimado em R$ 887 milhões.

Mais dados produzidos no ENMU:

  • 187 projetos em todo o País: O ENMU concluiu a definição de 187 projetos para ampliar as redes de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) nas 21 maiores regiões metropolitanas (RMs) do país;
  • Ao todo, são estimados investimentos da ordem de R$ 430 bilhões, sendo R$ 230 bilhões em metrôs, R$ 31 bilhões em trens, até R$ 105 bilhões em veículos leves sobre trilhos (VLT), até R$ 80 bilhões em BRTs e R$ 3,4 bilhões em corredores exclusivos de ônibus. A aceleração desses investimentos dependerá do modelo de financiamento adotado, sendo os investidores privados via concessões e parcerias público privadas;
  • Redução de mortes: A implementação de todos os projetos previstos no ENMU resultará na redução estimada de 8 mil mortes em acidentes de trânsito ao até 2054 nas 21 RMs.
  • Evitará ainda a emissão de 3,1 milhões de toneladas de CO2 por ano, equivalentes a uma absorção de carbono de uma área estimada de floresta amazônica de 6.200 km2, equivalente a 5 vezes a área do município do Rio de Janeiro.

Outros benefícios incluem a redução do custo da mobilidade urbana em cerca de 10%, considerando sistemas mais eficientes, e o aumento do acesso da sociedade a empregos, escolas, hospitais e áreas de lazer em menor tempo. Haverá, também, a redução no tempo médio de deslocamentos nas cidades, com um impacto econômico estimado de mais de R$ 200 bilhões.

O ENMU pesquisou solução para as seguintes regioes metropolitanas:

Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Santos, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Distrito Federal, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Fortaleza, Belém e Manaus.

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Termos BNDES, BRTs, ENMU, Ministério das Cidades
Tabajara Moreno 30/10/2025 30/10/2025
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Por Tabajara Moreno
Jornalista amazonense e fundador do site Segundo a Segundo
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