Uma carreta da saúde do Governo do Amazonas estará, neste mês de outubro, nos bairros Dom Pedro, zona centro-oeste, e Santo Antônio, zona oeste, com a expectativa de realizar 3,6 mil exames de mamografia e de ultrassonografia nos dois bairros. Para fazer os exames no local, não é preciso ter agendamento no SISREG.
Entre os dias 6 e 10 de outubro, a unidade estará no estacionamento da Vila Olímpica, na avenida Pedro Teixeira. De 13 a 31 desse mês, seguirá para o estacionamento do Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, no Santo Antônio.
Na Vila Olímpica, a unidade móvel da Carreta da Saúde estará presente como parte da programação do Dia Mundial da Saúde Mental e da campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama, organizada pela SES-AM. A iniciativa é voltada às trabalhadoras da saúde e contará com a oferta de exames preventivos, atividades físicas, acolhimento psicossocial e rodas de conversa sobre saúde mental e bem-estar no trabalho.
A segunda carreta de mamografia e ultrassonografia está atendendo desde 20 de setembro no Ceti Eliza Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, zona leste, onde permanecerá até o dia 9 de outubro como parte da programação estendida do Governo Presente. Uma terceira carreta, de tomografia, está em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) até o dia 25 de outubro, instalada ao lado do hospital José Mendes.
LEIA TAMBÉM: Hileia e Distrito Industrial recebem Carreta da Mulher
Destacando a campanha Outubro Rosa, a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressalta o papel da carreta na prevenção do câncer de mama. “O Governo do Amazonas disponibiliza o exame de mamografia nas carretas para que as mulheres tenham o acesso facilitado e perto de casa. Para quem tem mais de 40 anos, nem precisa de encaminhamento. É só chegar e fazer. Portanto, atendam o apelo da campanha Outubro Rosa e não deixem de se prevenir contra o câncer de mama”, alerta a secretária.
Além da mamografia, as carretas oferecem exames de ultrassonografia de abdômen total, de abdômen superior, de tireoide, do aparelho urinário, de próstata via abdominal, transvaginal e pélvica.
Os exames são destinados a pacientes adultos que já passaram por atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e possuem encaminhamento emitido pelo Complexo Regulador do Amazonas. A exceção é para o exame de mamografia em mulheres acima de 40 anos, que pode ser realizado sem necessidade de encaminhamento. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.