A Defesa Civil de Manaus informou que o alerta sonoro de emergĂȘncia nĂŁo foi acionado durante a forte chuva registrada na tarde de domingo (5) porque o sistema ainda estĂĄ em fase de implantação e testes na capital amazonense.
De acordo com a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), o sistema serĂĄ utilizado apenas em situaçÔes consideradas crĂticas, quando houver risco imediato Ă vida e necessidade de evacuação de ĂĄreas vulnerĂĄveis. Em casos de chuvas intensas, mas sem esse grau de gravidade, os avisos sĂŁo enviados por mensagens de SMS, para quem estĂĄ cadastrado, alĂ©m das publicaçÔes nas redes sociais oficiais e grupos comunitĂĄrios de WhatsApp.
LEIA TAMBĂM: ALERTA DE DESASTRE: Saiba como vai ser o simulado de tragĂ©dia que vai notificar telefones no Amazonas
Segundo dados de monitoramento meteorolĂłgico, o maior volume de chuva foi registrado na zona Sul, especialmente no bairro Santa Luzia, com 49 milĂmetros de precipitação. O temporal foi acompanhado por ventos fortes e provocou alagamentos pontuais em decorrĂȘncia do transbordamento de igarapĂ©s e da obstrução de bueiros.
A Defesa Civil mantĂ©m equipes de plantĂŁo nas ĂĄreas afetadas e reforça a orientação para que os moradores evitem o descarte irregular de resĂduos, prĂĄtica que contribui para o agravamento dos alagamentos.
Os cidadĂŁos podem receber alertas preventivos enviando um SMS gratuito com o CEP da residĂȘncia para o nĂșmero 40199. Em caso de emergĂȘncia, o contato deve ser feito pelo telefone 199, disponĂvel 24 horas.