O estudo “Panorama da Infraestrutura – Região Norte”, lançado nesta quarta-feira (15) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), sugere a conclusão ou realização de 11 obras e programas prioritários para o segmento no Amazonas
Dentre essa prioridades estão a recuperação e asfaltamento do trecho do meio da rodovia BR-319 (Manaus-Porto Velho), com o avanço do processo de licenciamento ambiental; hoje travado em uma briga entre o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT).
Outra obra de infraestrutura prioritária para os industriais do Amazonas é a recuperação de trechos da BR-174 (Manaus-Boa Vista) e a concessão da Hidrovia do Madeira, sobretudo como forma de viabilizar as obras necessárias de dragagem, sinalização, batimetria e derrocagem.
O estudo reúne informações sobre as áreas de transporte, energia e saneamento básico, bem como os gargalos e propostas para melhorias da infraestrutura nos sete estados do Norte. De acordo com o estudo, 74% dos empresários industriais consideram as condições de infraestrutura do Norte como regular, ruim ou péssima.
O presidente da CNI, Ricardo Alban, ressalta que a Região Norte desempenha papel estratégico no desenvolvimento sustentável do Brasil, sobretudo por conta de suas riquezas em biodiversidade e recursos naturais. No entanto, o déficit de infraestrutura tem restringido esse protagonismo.
“As deficiências em rodovias, a baixa integração energética, os entraves no transporte hidroviário e as limitações no acesso a serviços essenciais impactam negativamente a qualidade de vida da população e elevam os custos logísticos, desestimulando os investimentos”, destaca Alban. “Fortalecer a infraestruturada Região Norte, com respeito aos marcos legais e ambientais, é condição indispensável para a atração de investimentos e o crescimento do setor industrial”, acrescenta.
Quais as 11 prioridades da indústria no Amazonas
- BR-319 (Porto Velho-Manaus): Avançar com o processo de licenciamento ambiental da rodovia BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, como forma de garantir condições adequadas de transporte.
- BR-174/AM: Garantir a recuperação da BR-174 em trechos específicos, com problemas no asfaltamento e pontes, e assegurar a duplicação em pontos de maior tráfego.
- BR-317/AM: Iniciar as obras de manutenção e asfaltamento da BR 317-AM, com a devida delimitação de reservas e zoneamento de seu entorno.
- Hidrovia do Madeira: Avançar com o processo de concessão da Hidrovia do Madeira, sobretudo como forma de viabilizar as obras necessárias de dragagem, sinalização, batimetria e derrocagem.
- Rio Amazonas: Contratar estudo detalhado da dinâmica climatológica e de níveis dos rios da Amazônia para elaboração de projetos de baixo impacto ambiental e alta efetividade na operação de transportes do agronegócio pelo Norte do país e pela indústria do Polo Industrial de Manaus.
- Contenção de erosão fluvial (Tefé-AM e Tabatinga-AM): Construir muro de contenção de erosão fluvial nos municípios de Tefé (AM) e de Tabatinga (AM), a fim de atender a gestão de riscos e resposta a desastres.
- IP4 de Manaus Moderna: Garantir a construção da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) em Manaus Moderna, conectando Manaus ao interior do Amazonas.
- Terminal Manaus Moderna (AM): Avançar no projeto de revitalização do Terminal Manaus Moderna (AM) com o intuito de modernizar a estrutura do Porto de Manaus, garantindo mais segurança e conforto ao usuário.
- Aeroportos AM: Implementar voos regulares no estado do Amazonas, com valores acessíveis para os passageiros.
- Infovias: Garantir a expansão da rede de fibra óptica, como a Infovia 05 – Autazes (AM) a Porto Velho (RO); Infovia 06 – Manacapuru (AM) a Rio Branco (AC); e a Infovia 08 – Fonte Boa (AM) a Cruzeiro do Sul (AC).
- Programa Norte Conectado: Fortalecer o Programa Norte Conectado com o objetivo de acelerar o processo de expansão da infraestrutura de comunicações na Região Amazônica.