A Suframa realiza, nesta sexta-feira (17), a segunda edição do ciclo de “Seminários dos Programas Prioritários Capda”. Desta vez, o evento será dedicado ao Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBIO) e terá a programação coordenada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). O seminário acontecerá no auditório Floriano Pacheco, na sede da Autarquia, a partir das 9h.
O ciclo de seminários, que teve início em 9 de outubro com a temática da Indústria 4.0, foi concebido para dar maior transparência aos investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e fortalecer o papel dos Programas Prioritários no ecossistema de inovação da Amazônia Ocidental e do Amapá.
Nesta segunda edição, o Idesam apresentará os resultados já alcançados pelo PPBIO, bem como os principais desafios para o avanço da bioeconomia na região, convidando instituições parceiras para enriquecer o debate.
A programação do evento terá início às 9h com o credenciamento e um café de boas-vindas, seguido pela abertura institucional, às 9h15. Às 9h30, Carlos Koury, do Idesam, apresentará a palestra “Impactos do PPBio na Bioeconomia da Amazônia Ocidental e Amapá”.
Em seguida, às 10h, Dênis Minev, enviado Especial para a COP 30, falará sobre os “Caminhos para o desenvolvimento econômico sustentável da região Amazônica”. Às 10h30, Paulo Simonetti, também do Idesam, abordará as “Oportunidades de Inovação Aberta e ESG com a Biodiversidade Amazônica”.
O evento contará ainda com o painel “Da Bancada ao Mercado – Desafios e Sucessos de Bionegócios na Amazônia”, das 11h às 11h50. O encerramento, previsto para 12h, incluirá uma trilha com imersão sensorial e um coffee break com produtos amazônicos apoiados pelo PPBio.
Segundo o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, os seminários são um espaço para compartilhar avanços e aproximar atores estratégicos como empresas, entidades credenciadas no Capda, representantes do setor produtivo e órgãos de controle. O objetivo é consolidar os Programas Prioritários como ferramentas estratégicas para a competitividade e o desenvolvimento sustentável.
O ciclo de seminários se encerrará no dia 3 de novembro com a apresentação do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI), sob a organização da Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).