O procurador da República no Amazonas Edmilson da Costa Barreiros Júnior foi reconduzido, nesta quinta-feira (30), ao cargo de Procurador Regional Eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Com ele, atuará como PRE substituto o também procurador da República Thiago Coelho Sacchetto.
A recondução consta de uma portaria do Procurador Geral da República, Paulo Gonet, publicada nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU), com a nomeação de todos os PRE nomeados para atuar nos tribunaris regionais. O mandato deles inicia nesta sexta-feira (1) e vai até 31 de outubro de 2027.
Este será o segundo mandato seguido de Edmilson Barreiros no TRE-AM, onde tem uma atuação considerada rigorosa nos processos eleitorais que apresenta. Edmilson Barreiros é amazonense, formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ele também tem especialização em Direito Penal e Processual Penal pela Ufam e Direito Eleitoral pela Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas.
Conforme Barreiros, o Amazonas é um Estado de desafios especiais para atuação do PRE devido à vastidão territorial, grandes distâncias, regiões de difícil acesso e fronteiras internacionais. A atuação de um procurador exige tanto competência jurídica quanto capacidade de gestão e logística.
Além dos membros do MPF, o Ministério Público Eleitoral é composto também por promotores de Justiça integrantes dos Ministérios Públicos estaduais que atuam na primeira instância. O procurador-geral da República (PGR) também exerce a função de procurador-geral eleitoral (PGE). Assim, o PGE e o vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa, atuam perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


 
			
 
			 
                                 
                             