O governador Wilson Lima entregou, em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), mais 150 títulos definitivos de propriedade. A ação marcou a terceira etapa de regularização fundiária no município, que resultou em 750 famílias beneficiadas na localidade. Na cidade, o governador anunciou uma série de investimentos para impulsionar os setores primário e social.
De acordo com Wilson Lima, a agenda integra o compromisso do Governo do Amazonas em ampliar a regularização fundiária no estado.
Os documentos entregues contemplam tanto moradores da área urbana quanto rural. Para os produtores, o título garante segurança jurídica e abre portas para crédito rural e participação em mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
LEIA TAMBÉM: Idoso venezuelano morre em Manaus e pode ser enterrado como indigente
“Nós estamos resolvendo um problema histórico no Estado do Amazonas, que é a questão da titularização de terra. Aqui nós entregamos, só hoje, 150 títulos, resultado do trabalho da nossa Secretaria de Cidade e Territórios em parceria com o Tribunal de Justiça, com a Defensoria, cartórios e prefeituras. Estamos superando obstáculo para dar dignidade para as pessoas”, disse Wilson Lima.
A gari Sandra Pesqueira, 54, foi uma das contempladas com o título. Após mais de 20 anos de espera, ela comemorou a segurança jurídica que o documento oferece. “Eu estou me sentindo muito feliz, muito agraciada por causa desse documento aqui. Quando o pessoal chegava e perguntava, a gente não tinha como dizer que a terra era nossa, mas agora eu posso dizer que é meu porque ele está titulado. É meu!”, enfatizou Sandra.
Com o Amazonas Meu Lar, o governo estadual já alcançou 28.779 famílias, sendo 7.649 com soluções de moradia e 20.231 por meio da regularização fundiária.