Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Associações de servidores prometem protesto contra Reforma da Previdência do Manausprev
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Política > Associações de servidores prometem protesto contra Reforma da Previdência do Manausprev
Política

Associações de servidores prometem protesto contra Reforma da Previdência do Manausprev

Redação
Atualizado em 2025/09/08 at 4:17 PM
Redação 11 horas atrás
Compartilhe
Imagem colorida mostra fachada da CMM para falar sobre o concurso da casa feito em 2024
Foto: Divulgação
Compartilhe

Associações e grupos de servidores vão aproveitar uma cessão de tempo, na Câmara Municipal de Manaus, nesta terça-feira (09/09), para expressar as preocupações com o que consideram perda de direitos na reforma da previdência do município de Manaus. A ida dos servidores a casa foi anunciada pelo vereador José Ricardo (PT), que nesta segunda-feira (8) pediu aos líderes do prefeito para retirar o projeto de tramitação.

“Este projeto não deveria nem existir, pois a prefeitura não conseguiu, até agora, comprovar o déficit fiscal alegado para realização das reformas e também não fez os cálculos necessários para comprovar que no longo prazo a reforma da Previdência municipal se justifica”, criticou José Ricardo.

Para o líder do prefeito na CMM, vereador Eduardo Alfaia (Avante), a solicitação de Zé Ricardo é incoerente, pois pede para debater o projeto de reforma da Previdência, mas quer parar a tramitação, que é quando acontece o debate.

LEIA TAMBÉM: Ex-prefeito é investigado por crime de improbidade administrativa

“É um projeto necessário, que já teve aqui a presidente do Manausprev explicando tudo, e agora está tramitando nas comissões. Portanto, o debate está aberto com os servidores e com a oposição, o que não dá é parar a tramitação”, defendeu Alfaia.

A reforma proposta pelo Manausprev impacta principalmente as mulheres, que terão a idade mínima de aposentadoria elevada de 55 anos para 62 anos, portanto sete anos a mais trabalho. A Idade mínima para os homens subirá de 62 para 65, igualando o regime geral da previdêcia do INSS.

O Manausprev justifica essa impacto maior na previdência das mulheres por conta de duas razões: elas são a maioria no serviço público e têm, assim como os homens, uma maior expectativa de vida nos dias atuais.

Leia também

Ex-prefeito é investigado por crime de improbidade administrativa

Reforma da Previdência: Prefeitura propõe aumentar tempo para aposentar servidores em Manaus

Tadeu de Souza assina artigo em site nacional e cobra ações na Amazônia

TRE-AM: Mulheres terão protagonismo inédito na eleição de 2026

TCE-AM aceita denúncia contra ex-prefeito de Eirunepé por suspeita de desvio de recursos federais

Termos Eduardo Alfaia, Manausprev, Reforma da previdência da prefeitura de Manaus
Redação 08/09/2025 08/09/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Walzenir Falcão é afastado da Federação dos Pescadores, após decisão da Justiça
Próximo Artigo Garimpo ilegal se instala em Jutaí e polui águas de comunidade indígena
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.