Em agosto, Manaus registrou uma redução de 41,6% nos roubos de telefones celulares em comparação ao mesmo mês de 2024, marcando a maior queda do ano nesse tipo de ocorrência. O resultado reflete o impacto positivo das ações das Forças de Segurança com o apoio do programa RecuperaFone, lançado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que completou um ano de funcionamento nesta semana.
Coordenado pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), o programa tem como objetivo localizar e devolver aparelhos recuperados às vítimas, além de coibir a receptação e o comércio ilegal desses celulares.
O diretor do NIRC, delegado Bruno Hitotuzi, explicou que, desde sua criação, o programa possibilitou a devolução de milhares de celulares às vítimas, por meio de um trabalho integrado entre a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), a Polícia Civil (PC-AM) e operações realizadas na capital.
LEIA TAMBÉM: PCdoB elabora estratégia eleitoral sem Vanessa Grazziottin
“Esse resultado mostra que o RecuperaFone tem sido um grande aliado no combate ao roubo e furto de celulares em Manaus. Em apenas um ano, conseguimos devolver cerca de mil aparelhos aos seus verdadeiros donos, o que representa não só a recuperação de um bem material, mas também a sensação de justiça. O programa integra tecnologia, investigação e a cooperação entre as polícias, e por isso tem alcançado números tão positivos”, afirmou o delegado.
No primeiro ano, o programa obteve resultados expressivos: 2.338 aparelhos tiveram os donos identificados, 1.547 foram devolvidos, 93 lojas de assistência técnica vistoriadas, 102 pessoas presas, 35 operações realizadas e 224 procedimentos enviados à Justiça. Ao todo, mais de 6.600 aparelhos já foram recuperados.
“As nossas ações têm gerado grandes resultados. Em agosto, registramos uma redução histórica de 41% nos roubos de celular em relação a agosto de 2024. Vamos continuar com esse trabalho, e a tendência é reduzir ainda mais a criminalidade”, destacou o delegado.
O programa atua não apenas na capital, mas também em municípios do interior do estado, especialmente durante a operação Impacto, em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar. “O programa funciona em todo o estado, atuando diretamente em cidades como Parintins e Manacapuru. A operação Impacto realiza fiscalização e conscientização da população sobre roubo e receptação de celulares, além de apoiar prisões e ações de segurança”, concluiu o delegado Bruno Hitotuzi.