A partir de 1º de outubro de 2025, a emissão do cartão PassaFácil Estudantil será realizada exclusivamente de forma digital, segundo informou o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). O serviço poderá ser acessado pelo aplicativo “Sou Estudante Manaus” ou por meio do Telegram, no perfil @sindy_sinetram_bot.
O processo de solicitação inclui o envio de documentos diretamente pelas plataformas digitais. Após a análise, o estudante poderá retirar o cartão em até 24 horas, em um dos terminais ou estações disponíveis, entre 7h e 16h45. Também será possível optar pela entrega em domicílio, com prazo de até dois dias úteis, mediante cobrança de taxa.
LEIA TAMBÉM: Sinetram abre seleção para assistente de comunicação em Manaus
O modelo on-line já estava disponível há cerca de três anos, e atualmente cerca de 80% das solicitações de cartões estudantis são realizadas digitalmente. Com a mudança, não haverá mais atendimento presencial para esse serviço a partir da data estabelecida.
O PassaFácil Estudantil garante o direito à meia-passagem e, em alguns casos, à gratuidade para estudantes da rede pública estadual e municipal. A digitalização do processo de emissão faz parte do cronograma de modernização do sistema de transporte público da capital amazonense.