O município de Careiro (a 88 quilômetros de Manaus) recebe, a partir desta sexta-feira (19/09), a 18ª expedição do Barco Hospital São João XXIII. A embarcação ficará ancorada na comunidade Cinturão Verde até o dia 24 de setembro, com atendimentos em diversas especialidades médicas e odontológicas, além de exames e cirurgias, contemplando a população local e as comunidades adjacentes.
A ação é fruto de parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura fecha UBSs e congestiona hospital do conjunto Galileia
Durante a expedição, serão disponibilizadas consultas em radiologia, oftalmologia, anestesiologia, clínica geral (incluindo pediatria), cirurgia geral, cirurgia oncológica, ginecologia/obstetrícia e atendimento odontológico. A população também terá acesso a exames laboratoriais, Raio-X, ultrassonografia, mamografia, eletrocardiograma, vacinação e dispensação de medicamentos.
Conforme a avaliação médica, também serão realizadas cirurgias como hérnia, vesícula, postectomia, laqueadura, vasectomia e pterígio, ampliando o alcance da assistência prestada.
O coordenador do Barco Hospital São João XXIII, Frei Matias, reforçou o impacto social da iniciativa. “O Barco leva muito mais que atendimento: leva acolhimento, cuidado e prevenção. Essa missão é uma expressão concreta de solidariedade e compromisso com as famílias ribeirinhas”, afirmou.
O atendimento será iniciado na sexta-feira (19/09), com a distribuição de fichas a partir das 6h30, obedecendo à ordem de chegada. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde a primeira expedição, em dezembro de 2024, o Barco Hospital São João XXIII já realizou cerca de 106 mil atendimentos. Na última expedição, no Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus), entre os dias 4 e 11 de setembro, foram registrados 6.824 procedimentos, entre eles: 1.099 consultas médicas e 119 odontológicas; 1.335 procedimentos odontológicos; 2.050 exames laboratoriais; 108 eletrocardiogramas; 163 mamografias; 121 exames de raio-X, além de 11 cirurgias de baixa complexidade e 55 de média complexidade.
Ao todo, 55 pacientes passaram por internação. A expedição também garantiu a entrega de 457 kits de medicamentos, com orientação e assistência farmacêutica.