Na segunda-feira (15), o agricultor José Aílton morreu após ser atingido por uma flecha durante um confronto envolvendo indígenas Pirahã e não indígenas nas proximidades do quilômetro 45 da BR-230 (Transamazônica) e da BR-319, em Humaitá, no Amazonas. Outra pessoa também foi atacada no episódio, mas sobreviveu e está em observação no Hospital Regional de Humaitá.
De acordo com informações oficiais, o incidente ocorreu após indígenas Pirahã, conhecidos por seu modo de vida nômade e por evitar contato com pessoas externas ao seu grupo, terem supostamente entrado na residência de José Aílton, onde teriam levado alimentos e roupas. A segunda vítima e José Aílton teriam saído para procurar os indígenas no rio, quando foram atacados com flechas.
LEIA TAMBÉM: Suspeitos de assaltos, adolescente morre em acidente de moto e garota fica ferida em Manaus
O corpo de José foi encontrado horas depois no Rio Maici. A investigação do caso está a cargo da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) acompanham a situação, especialmente diante do contexto de escassez de alimentos enfrentado pelo povo Pirahã, que tem levado parte do grupo a se deslocar para comunidades ribeirinhas.
Até o momento, as motivações do conflito ainda não foram confirmadas pelas autoridades responsáveis.