O Manaus Airport, administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, realizou, nesta quinta-feira (25/09), o 1º Workshop Segurança 360°, com foco no fortalecimento da cultura de segurança no Terminal de Cargas (TECA). O evento reuniu funcionários das áreas operacionais para discutir questões como percepção de risco, planos de emergência e prevenção a roubos de carga.
A programação contou com palestras sobre Segurança da Aviação Civil (AVSEC), Segurança do Trabalho e Resposta a Emergências. A iniciativa segue a política da empresa, que tem a segurança como pilar central e mantém sistemas integrados de monitoramento e emergência 24 horas, além de procedimentos rigorosos para reduzir riscos e incidentes.
LEIA TAMBÉM: Trânsito entre avenidas Solimões e Autaz Mirim será desviado
Regularmente, as equipes operacionais do aeroporto e do terminal de cargas passam por simulados que avaliam o tempo de resposta a emergências e a integração com órgãos de segurança estadual e federal. Os exercícios ajudam a testar a eficácia do plano de contingência e a promover melhorias contínuas em prevenção e resposta rápida.
Em 2024, a concessionária liderou a produção de um documento inédito com as melhores práticas de prevenção e exercícios de segurança nos aeroportos brasileiros, resultado de trabalhos do Grupo Brasileiro de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (BASEeT), mantido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Para o Gerente de Operações do Aeroporto de Manaus, Overlach Campos a cultura de segurança do Manaus Airport é um valor inegociável e se aplica a todas as áreas do aeroporto. “Nossos padrões de segurança seguem níveis internacionais elevados e atribuem mais confiança em nossas operações, tanto de passageiros quanto de cargas. Esse alinhamento reforça o compromisso de que cada etapa da cadeia logística e aeroportuária é conduzida com a mesma seriedade, preparo e excelência.”
O Gerente de Operações do Terminal de Cargas, Sérgio Viana, destaca: “O 1º Workshop Segurança 360° reforça o compromisso do TECA em oferecer ao mercado logístico operações ainda mais seguras, preparadas e integradas. A segurança é um diferencial competitivo que garante confiabilidade em cada etapa da cadeia logística, ampliando a eficiência e a qualidade dos serviços que entregamos aos nossos clientes e parceiros”.
O Terminal de Cargas do Aeroporto de Manaus é o terceiro maior do país e movimentou, em 2024, cerca de 140 mil toneladas de produtos para diversos setores da economia, incluindo importações, exportações e cargas nacionais.