O governador Wilson Lima realizou, nesta quarta-feira (27/08), a entrega de 600 títulos definitivos de propriedade para famílias da Comunidade Mundo Novo, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. A iniciativa integra o programa Amazonas Meu Lar, que já beneficiou mais de 20,8 mil famílias com regularização fundiária em todo o estado desde 2019.
A cerimônia aconteceu no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Marcantonio Vilaça 2 e reuniu moradores que aguardavam o documento há mais de uma década. Os títulos garantem segurança jurídica, valorização dos imóveis, acesso a crédito e asseguram o direito à herança.
“O que nós estamos entregando hoje para vocês é definitivo: é o direito de deixar uma herança para o filho, de ter acesso ao crédito, de proteger o lar e o esforço de cada família”, destacou Wilson Lima, ao reforçar o impacto social da medida.
A ação integra a Semana do Solo Seguro, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com órgãos estaduais como a Sect, Suhab, TJAM, DPE-AM, PGE-AM e Anoreg-AM.
LEIA TAMBÉM: Confira as mudanças no transporte público durante #SouManaus Passo a Paço 2025
Entre os beneficiados, a missionária Antônia Coutinho, de 60 anos, comemorou a conquista. “Esse momento é maravilhoso, é algo que nós queríamos muito e, hoje, chegou o documento das nossas propriedades. Isso é uma vitória, uma conquista”, afirmou.
Avanços do programa
Somente em junho, o Governo do Amazonas entregou mil títulos no bairro Vale do Sinai e outros 300 no Conjunto Viver Melhor 1. Novas entregas estão previstas para bairros de Manaus, além dos municípios de Lábrea, Itapiranga, Urucurituba e Novo Airão.
Ao garantir a posse definitiva, o programa impulsiona o desenvolvimento econômico local, permitindo investimentos em reformas, abertura de negócios e acesso facilitado a financiamentos. Também fortalece o ordenamento urbano e amplia a inclusão social com o registro das famílias em cadastros oficiais.
O Amazonas Meu Lar já alcançou 28.649 famílias, sendo 20.831 com regularização fundiária e 7.818 com soluções de moradia. A meta é atender 33 mil famílias até 2026, consolidando o maior programa habitacional da história do estado.