Nesta semana, as ruínas históricas da Vila de Paricatuba, em Iranduba (AM), recebem escoramento provisório para evitar o desabamento da estrutura. A ação é realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (Iphan-AM) como medida emergencial para garantir a estabilidade do patrimônio até o início das obras de reforço estrutural.
Na quarta-feira (27), será feita uma vistoria técnica conjunta com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) para marcar a entrega dos serviços de cercamento e escoramento das ruínas. A iniciativa faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado para preservar o local. A Associação de Moradores da Vila acompanhará a visita.
LEIA TAMBÉM: Paricatuba: ruínas históricas serão cercadas e escoradas após risco de desabamento
Além das intervenções estruturais, o Iphan promove atividades voltadas à capacitação dos integrantes do Projeto Viva Paricatuba, com temas relacionados à arquitetura e arqueologia das ruínas, além da importância da preservação do patrimônio cultural. Durante a tarde, será realizada uma oficina participativa sobre turismo e conservação da vila, em parceria com a Amazonastur, Associação de Moradores e órgãos públicos, visando o desenvolvimento sustentável da comunidade local.
As ações integram as comemorações do mês do patrimônio e ocorrem das 9h às 17h.