Com o segundo semestre de 2025 se aproximando, pais e responsáveis têm a oportunidade de assegurar uma educação de qualidade para seus filhos nas Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), formada pelo Pinocchio Centro Educacional e Colégio Martha Falcão. As escolas oferecem uma proposta pedagógica que alia excelência acadêmica à formação integral dos alunos. As aulas estão previstas para iniciarem no dia 14 de julho e prometem uma programação repleta de aprendizado e inovação.
“Nosso objetivo é preparar os alunos para serem protagonistas diante dos desafios do futuro. Por esse motivo, investimos em ações e projetos pioneiros que buscam criar nas nossas crianças e adolescentes uma relação de respeito, responsabilidade, proteção e admiração pela Amazônia”, explica Nelly Falcão de Souza, diretora das INFS. A visão da diretora é um reflexo do legado de sua mãe, Martha Falcão, educadora e cientista apaixonada pela Amazônia, que inspira a conexão das escolas com o bioma há mais de quatro décadas.
O segundo semestre promete ser um período de intensa atividade e aprendizado significativo em ambas as instituições. No Pinocchio, entre as novidades, estão as aulas de Yoga. “Será uma oportunidade para trabalhar a concentração e evitar o stress infantil”, informou a coordenadora pedagógica, Úrsula Bessa.
LEIA TAMBÉM: Amazonas registra queda de 20% na mortalidade infantil em 2024
A coordenadora do Pinocchio, Marta Lira, informa que durante e segundo semestre do ano haverá também o Festival de Natação Professora Lúcia Barbosa. “Durante esse período também daremos sequência nas festividades do aniversário do colégio, com o Espetáculo” Pinocchio e os Ensinamentos da Floresta”, adiantou.
Para os alunos do Ensino Fundamental II e Médio do Colégio Martha Falcão, um dos pontos altos será a décima edição do Modelo de Organização das Nações Unidas Martha Falcão (MONUMF). A coordenadora Francisca Loiola destaca o evento, que simula o trabalho dos órgãos da ONU, como uma oportunidade para os estudantes debaterem e proporem soluções para desafios globais, fomentando o pensamento crítico e a diplomacia. A abertura do MONUMF está agendada para 23 de julho e seguirá nos dias 24 e 25.
Já no Ensino Fundamental I, a coordenadora do Martha Falcão, Ana Gláucia Gaudino ressalta a vasta programação que vai além dos conteúdos curriculares. “O segundo semestre no Colégio Martha Falcão vem com força total! Além da continuidade dos conteúdos curriculares — sempre desenvolvidos de forma integrada entre teoria e prática — teremos uma programação recheada de vivências, atividades diferenciadas e muito aprendizado fora dos quatro cantos da sala de aula”, informa. A agenda inclui aulas-passeio, que proporcionam experiências em ambientes reais, ampliando o conhecimento de forma prática e memorável.
A tradicional Feira Científico-Cultural também será um destaque, incentivando a pesquisa desde as séries iniciais, abrangendo todas as etapas do trabalho científico, do pré-projeto à elaboração do relatório final. Outro evento aguardado é a Exposição de Artes, que neste ano incorpora a cultura maker, com produções feitas a partir de materiais naturais e sustentáveis, conectando os alunos à temática da Amazônia e promovendo a criatividade e o reuso. Além disso, as escolas reforçarão o desenvolvimento de competências socioemocionais, com atividades focadas no reconhecimento e expressão de sentimentos, empatia, e na capacidade de lidar com frustrações e desafios, fortalecendo a resiliência dos estudantes.
A Feira de Empreendedorismo, integrada ao projeto de educação financeira, permitirá que os alunos desenvolvam habilidades de planejamento e consumo consciente, com a venda de produtos e a reversão dos lucros em atividades coletivas de encerramento do ano letivo. A participação em diversas Olimpíadas do Conhecimento também está no cronograma, oferecendo aos estudantes a chance de crescimento acadêmico, desenvolvimento cognitivo e fortalecimento da autoconfiança.
As INFS continuam a oferecer projetos como o Clube do Futuro Cientista, Mãozinhas que Plantam, Projeto Frutíferas e Produção de Mudas, que inserem o cuidado com o meio ambiente desde cedo. Além disso, iniciativas sociais e voluntárias estimulam o engajamento comunitário. A prática esportiva, a participação em Olimpíadas de diversas áreas do conhecimento e projetos próprios como Novos Talentos, O Pequeno Autor e Clube do Livro complementam a formação. Os alunos também têm acesso à formação bilíngue e, a partir do 9º ano, podem participar de intercâmbios internacionais.
Outros diferenciais incluem aulas de reforço escolar sem custo adicional, o laboratório Martha Maker, que transforma teoria em prática com a produção de protótipos e robôs, e o Programa Altas Habilidades (PAH), destinado a crianças e adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), para que possam desenvolver suas habilidades nas áreas acadêmica, artística e psicomotora.
Para mais informações sobre as matrículas:
Pinocchio Centro Educacional (crianças de 2 a 5 anos): Rua Mário Ypiranga, nº 679, Adrianópolis. Telefone: (92) 3303-0746.
Colégio Martha Falcão (Ensino Fundamental e Médio): Rua Salvador, nº 455, Adrianópolis. Telefone: (92) 3303-0700.
As secretarias das INFS funcionam de segunda a quinta, das 7h às 17h, e às sextas, até as 16h. O WhatsApp das INFS é (92) 98408-3518. Acesse os sites: https://colegiopinocchio.com.br/ e https://colegiomarthafalcao.com.br/. Acompanhe também as redes sociais: @pinocchiocentroeducacional e @colegiomarthafalcao no Instagram, e as páginas no Facebook.