Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Indígenas no AM ocupam prédio da Funai em protesto contra falta de coordenador
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
    • Agenda Corporativa
    • Made In Zona Franca
    • Tudo sobre Imposto de Renda
    • Vida de Empreendedor
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Caçador de Prêmios
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Indígenas no AM ocupam prédio da Funai em protesto contra falta de coordenador
Cidades

Indígenas no AM ocupam prédio da Funai em protesto contra falta de coordenador

Hector Muniz
Atualizado em 2025/07/02 at 7:39 PM
Hector Muniz 11 meses atrás
Compartilhe
Imagem colorida mostra ocupação na Funai de Eirunepé
Foto; Reprodução/ Vídeo
Compartilhe

Inaugurada há pouco mais de sete meses, o novo prédio da Coordenação Técnica Local (CTL) da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) de Eirunepé (a 1159 quilômetros de Manaus), no Amazonas, está sem coordenador. A denúncia vem de indígenas que pedem uma nomeação imediata para coordenador na região. Em contato com a reportagem do Segundo a Segundo, algumas dessas pessoas afirmam que ocuparam o prédio em protesto contra a falta de coordenador e avisam que só vão se retirar do local após o posicionamento do órgão sobre a nomeação.

Criado em 1967, a Funai é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro, responsável por proteger e promover os direitos dos povos indígenas em todo o território nacional. Sem ele, indígenas não conseguem solicitar direitos básicos como saúde e educação, o que vem ocorrendo no município, segundo a professora Jeana Baré.

“Eu coloquei meu nome à disposição e tivemos até uma eleição para a escolha. Houve uma seletiva entre eu e uma outra pessoa e eu fui escolhida. Mas a parte da Funai Brasília não desburocratiza isso, afirmam que no meu caso, como eu sou professora da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), eu teria que ser cedida. Mas um ofício, por exemplo, já está demorando dois meses para ser respondido e eles estão reivindicando um coordenador”, explicou Jeana Baré, que declara ser indígena do povo baré do Alto Rio Negro.

LEIA TAMBÉM: MPF consegue retomar demarcação de Terra Indígena Sururuá

Outra indígena que também falou com a reportagem, Kadji Josiel Kanamir , afirma que a Funai não está ouvindo os indígenas do Amazonas que vivem na região e que necessitam de um coordenador. “Estamos aqui ocupando este espaço porque a gente quer que a Funai, em Brasília, ouça esse pessoal aqui do Juruá alto e médio rio Juruá”.

Os indígenas que conversaram com a reportagem afirmam que o CTL já está sem coordenador desde fevereiro. À reportagem, eles enviaram um documento com algumas das reclamações já feitas à Funai, mas que seguem ignoradas. O Segundo a Segundo procurou a Funai, por e-mail, mas até a publicação desse material não houve resposta. Caso isso aconteça, essa matéria será atualizada.

Denuncia Contra funcionários da CTL EirunepéBaixar

Leia também

Concurso da Semed: começa etapa de entrega de documentos para convocados

Casa Vhida realiza Bazar Solidário em junho para arrecadação de recursos

PGE-AM chama novos aprovados para estágio em Direito

Campanha do Manauara arrecada alimentos para projetos sociais em Manaus; Saiba como doar

Condições precárias do Conselho Tutelar de Maraã são alvo de investigação do MP

Termos destaque
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Hector Muniz
Hector Muniz é jornalista especializado na cobertura de notícias de política. Profissional com passagens pelo Jornal Amazonas Em Tempo, site Toda Hora e Amazon Sat.
Artigo anterior Tela de iPhone com ícones de aplicativos, incluindo App Store, redes sociais e Google. Golpe pede para cliente instalar aplicativo para resolver problema em conta no banco
Próximo Artigo Oficinas de palhaçaria para mulheres Projeto ‘Gira de Palhaças’ exalta protagonismo feminino através de oficinas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Follow US
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
  • Contato
  • Política de uso
  • Quem Somos
  • Reportar erro
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.