A CAIXA Econômica Federal inicia, nesta sexta-feira (18), o pagamento do Programa Bolsa FamÃlia referente ao mês de julho. O benefÃcio, voltado para famÃlias em situação de vulnerabilidade social, contempla mais de 19,6 milhões de brasileiros em todo o paÃs. Neste mês, cidades do Amazonas estão entre os municÃpios que terão o repasse antecipado, conforme determinação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, FamÃlia e Combate à Fome.
LEIA TAMBÉM; BNDES e Ministério das Cidades projetam expansão do transporte coletivo em Manaus
De acordo com o governo federal, o pagamento será antecipado para todo o estado do Rio Grande do Sul e também para municÃpios de Alagoas, Amazonas, Paraná, Roraima e São Paulo que decretaram situação de emergência devido a condições climáticas adversas. No Amazonas, cidades como Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos e São Gabriel da Cachoeira estão entre as contempladas pela antecipação do repasse, que ocorrerá independentemente do número final do NIS (Número de Identificação Social).
O benefÃcio será depositado na conta dos beneficiários e pode ser movimentado diretamente pelo aplicativo CAIXA Tem, sem necessidade de deslocamento à s agências. É possÃvel realizar compras com cartão de débito virtual, pagar contas de água, luz, telefone e boletos em geral, além de efetuar transferências via Pix.
Além do aplicativo CAIXA Tem, os beneficiários do Bolsa FamÃlia também podem sacar o valor nos terminais de autoatendimento, correspondentes CAIXA Aqui, unidades lotéricas ou diretamente nas agências da CAIXA. Os saques sem cartão também são permitidos, desde que o usuário tenha cadastro de biometria nos terminais.
O calendário regular de pagamentos segue conforme o número final do NIS, com previsão de encerramento no dia 31 de julho. As datas completas podem ser consultadas no site da CAIXA ou no aplicativo Bolsa FamÃlia.
Os canais de atendimento da CAIXA seguem disponÃveis para esclarecimento de dúvidas e orientações sobre o uso do benefÃcio.