A Britânia Eletrodomésticos, detentora da marca Philco, confirmou a demissão de 800 trabalhadores de sua fábrica localizada no Polo Industrial de Manaus (PIM), onde são produzidos fornos de micro-ondas, televisores e aparelhos de ar-condicionado. A dispensa dos trabalhadores começou nesta terça-feira (15/07) e equivale a aproximadamente 30% da força de trabalho da unidade, segundo informou o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM).
A empresa alegou, por meio de nota, que o motivo principal das demissões foi a queda nas vendas de produtos sazonais, especialmente televisores e micro-ondas. “Diante desse cenário, foi necessário realizar um ajuste no quadro de colaboradores”, destacou a nota da companhia.
Apesar da justificativa, o presidente do Sindmetal-AM e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-AM), Valdemir Santana, chamou o episódio de “atípico”, ao considerar que outras empresas do setor não adotaram medidas semelhantes. “Tem estoque de TVs, e o produto não está vendendo como vendia antes, mas não houve demissão assim nas outras empresas”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Aeroporto de Manaus ganha novo voo cargueiro para a Zona Franca
Segundo dados da Eletros, associação que representa o setor de eletroeletrônicos, as vendas de televisores no país cresceram discretamente 0,3% de janeiro a maio de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. A expectativa de crescimento para o primeiro semestre é de 1%.
O sindicato ressaltou que, graças à Convenção Coletiva de Trabalho, os trabalhadores desligados continuam com benefícios como plano de saúde e alimentação, além da prioridade para recontratação. “O Sindicato não age só depois do problema. Ele se antecipa, constrói, orienta e está presente. O trabalhador não está sozinho”, declarou Valdemir Santana.
A Philco, que integra o grupo Britânia desde 2007, está entre as dez maiores empregadoras do Polo Industrial de Manaus. A última vez que a empresa realizou um corte significativo foi durante a pandemia de covid-19. Fundada nos Estados Unidos em 1892, a Philco tem longa trajetória no setor de eletrônicos e é amplamente reconhecida no Brasil, onde atua desde 1934.