Um momento de desespero envolvendo um bebĂȘ com asfixia na comunidade Amazonino Mendes, zona Norte de Manaus, teve um final feliz graças Ă rĂĄpida ação de policiais militares da 18ÂȘ Companhia Interativa ComunitĂĄria (Cicom). Uma bebĂȘ de apenas 1 mĂȘs e 15 dias foi salva apĂłs apresentar ficar sem ar na tarde de sĂĄbado (31/05), na rua Juvenal Tavares, prĂłximo ao Terminal 4.
Durante patrulhamento de rotina dentro da Operação Ajuricaba, os policiais foram abordados por um homem em pĂąnico, que carregava a recĂ©m-nascida aparentemente desfalecida nos braços dele. A bebĂȘ apresentava coloração arroxeada no rosto, sintoma tĂpico de obstrução das vias aĂ©reas, alĂ©m de espumar pela boca, o que indica sinais claros de que estava sofrendo asfixia.
LEIA TAMBĂM: Guarda-vidas salvam criança de afogamento em Iranduba
O capitĂŁo Samuel Mateus, comandante da 18ÂȘ Cicom, imediatamente aplicou a manobra de Heimlich para bebĂȘs, tĂ©cnica de primeiros socorros utilizada em casos de engasgo. A intervenção foi bem-sucedida: a bebĂȘ retomou os sinais vitais ainda no local.
A cena emocionou vizinhos e familiares, que agradeceram aos policiais pela agilidade e preparo tĂ©cnico. ApĂłs a reanimação, os pais foram orientados a levar a criança com urgĂȘncia ao hospital mais prĂłximo, para avaliação mĂ©dica especializada.
AlĂ©m do capitĂŁo Samuel, participaram do salvamento o capitĂŁo Alcolumbre e o 3Âș sargento EugĂȘnio. A ação reforça a importĂąncia do preparo dos agentes de segurança em situaçÔes de emergĂȘncia mĂ©dica, especialmente em regiĂ”es de difĂcil acesso Ă saĂșde.
A PolĂcia Militar do Amazonas segue orientando a população a relatar qualquer situação emergencial ou atividade criminosa pelos nĂșmeros 190 ou 181, com garantia de sigilo absoluto do denunciante.