Estão abertas as inscrições para o projeto Arte no Busão, uma iniciativa que transforma ônibus do transporte coletivo de Manaus em galerias móveis de arte. A proposta vai selecionar dez obras de artistas visuais do Amazonas para compor uma exposição itinerante, gratuita e acessível, que circulará diariamente pela capital.
“O Arte no Busão surge como um alívio em meio ao barulho da cidade. E tendo fortemente o diálogo crítico de produzir nas ruas, tendo em vista que moramos na região com menor acesso a centros culturais. A arte deve estar com o povo”, explica Sarah Campelo, curadora e diretora geral do projeto.
As inscrições são gratuitas e feitas por meio de edital público até o dia 26 de junho de 2025. Serão priorizadas obras de artistas que integram grupos como mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência. As imagens escolhidas serão impressas em grandes dimensões e aplicadas na traseira de ônibus, rompendo os limites tradicionais das galerias e inserindo a arte no cenário urbano de forma direta.
LEIA TAMBÉM: Cordel Manauara oferece comidas típicas e música ao vivo
“O ônibus é um meio que move corpos diariamente, e dentro deles também carrega, sonhos, afetos e imaginários. Queremos ampliar o acesso à arte, principalmente as artes que são produzidas por artistas amazonenses”, finaliza Sarah.
O projeto surge como resposta às profundas desigualdades culturais enfrentadas na região Norte, que, segundo o IBGE, apresenta os menores índices de acesso a equipamentos culturais como cinemas, museus e teatros. Na região, cerca de 70% dos municípios exigem que seus habitantes se desloquem por pelo menos uma hora até a cidade mais próxima com um museu. Ao ocupar um espaço urbano de grande circulação — o transporte coletivo, utilizado por mais de 300 mil pessoas diariamente em Manaus — o Arte no Busão oferece visibilidade à arte contemporânea produzida no estado e estimula novos olhares sobre o cotidiano da cidade.
Artistas interessados já podem se inscrever gratuitamente CLICANDO AQUI. A exposição começa a circular ainda este ano.
O Arte no Busão foi contemplado no Edital Macro de Chamamento Público nº 002/2024, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei nº 14.399/2022), por meio do CONCULTURA – Conselho Municipal de Cultura de Manaus.