Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Após relatório de Sidney Leite, Câmara arquiva propostas de novas zonas francas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Política > Após relatório de Sidney Leite, Câmara arquiva propostas de novas zonas francas
Política

Após relatório de Sidney Leite, Câmara arquiva propostas de novas zonas francas

Redação
Atualizado em 2025/06/20 at 6:57 PM
Redação 4 semanas atrás
Compartilhe
Imagem colorida mostra Sidney Leite em discussões sobre outras zonas francas
Foto: Divulgação
Compartilhe

Após relatório do deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados arquivou, nesta terça-feira (17/06), quatro propostas de criação de zonas francas em outras regiões brasileiras. Ao votar contra os projetos, o parlamentar amazonense argumentou que as propostas são inconstitucionais e contrariam a Reforma Tributária, que começa a entrar em vigor no ano que vem.

O parlamentar amazonense também acionou o presidente da Casa, deputado Hugo Mota, e solicitou que a Mesa Diretora da Câmara fizesse um levantamento e retirasse de pauta projetos desta natureza.

“É inócuo. (Esses projetos) não podem ferir a Constituição e a Reforma Tributária que acabamos de votar”, disse Sidney Leite ao destacar que uma das metas da nova política fiscal foi, justamente, limitar a concessão de benefícios e que só a Zona Franca de Manaus tem essa garantia assegurada constitucionalmente.

“Quero fazer essa ponderação porque todos os pedidos de vista, adiamento de discussão e debate, no fundo, serão inócuos porque não são apenas essas questões de criação de zona franca e áreas de livre comércio, mas há outros projetos com criação de incentivos que devem ser observados pela mesma situação”, disse.

LEIA TAMBÉM: Ruínas de Paricatuba correm risco de desabamento, segundo Defesa Civil do AM

Os projetos que previam a criação de zonas francas foram analisados na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, na manhã de hoje. Dos cinco projetos, um foi retirado de pauta e outros quatro foram rejeitados e arquivados.

Sidney Leite acrescentou, ainda, que as propostas são “incompatíveis e inadequadas sob a ótica orçamentária e financeira”, uma vez que geram renúncia de receita sem atender às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Constituição Federal, assim, sendo inconstitucionais.

“Não se trata de ser contra o desenvolvimento regional, mas de respeitar as regras fiscais que garantem equilíbrio nas contas públicas. As proposições analisadas não apresentam estimativas de impacto orçamentário e nem medidas de compensação, como exige a legislação”, acrescentou o parlamentar amazonense.

De acordo com a avaliação da Comissão, os projetos deixam de cumprir exigências fundamentais, como:

• Apresentar estimativa de impacto orçamentário-financeiro para o exercício em que entrariam em vigor e para os dois seguintes;
• Indicar fonte de compensação para a perda de arrecadação;
• E atender às condições estabelecidas no artigo 14 da LRF, no artigo 113 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) e na própria LDO.

“Sou defensor histórico da Zona Franca de Manaus, um modelo que tem base legal, segurança jurídica e impacto comprovado na preservação ambiental e na geração de empregos. Projetos que tentam copiar esse modelo sem responsabilidade fiscal podem fragilizar, inclusive, o nosso polo industrial”, alertou o deputado.

O parecer do projeto destaca que, por descumprirem os requisitos fiscais, os projetos não poderiam sequer ter seu mérito analisado, conforme determina a norma interna da própria Comissão.

Leia também

Sete cidades do Amazonas recebem máquinas agrícolas com emendas de Sidney Leite

CMM teve 485 projetos tramitados no primeiro semestre e a queda de um vereador

David Almeida entra em recesso por 10 dias; é a terceira licença em menos de um ano

Prefeito de Borba é multado após exoneração em massa

Sidney Leite alerta para risco de retrocessos a pescadores com novo modelo do Seguro-Defeso

Redação 20/06/2025 17/06/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Dois suspeitos de golpes contra empresas em Manaus: um homem e uma mulher. Dupla é procurada por aplicar golpes contra empresas em Manaus
Próximo Artigo Aleam prepara concurso público com 100 vagas ALEAM analisa bancas para novo concurso público em Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok