Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Amazonas tem mais evangélicos e menos católicos que a média nacional, aponta Censo
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Amazonas tem mais evangélicos e menos católicos que a média nacional, aponta Censo
Cidades

Amazonas tem mais evangélicos e menos católicos que a média nacional, aponta Censo

Redação
Atualizado em 2025/06/07 at 10:59 AM
Redação 3 meses atrás
Compartilhe
Pessoas em oração em igreja evangélica no Amazonas.
Culto evangélico no Amazonas, com alta presença, refletindo a configuração religiosa da região, conforme o Censo 2022.
Compartilhe

O Amazonas apresenta uma configuração religiosa distinta da média nacional, com uma proporção de evangélicos significativamente maior e de católicos menor, segundo os dados do Censo 2022: Religiões, divulgados nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Enquanto o catolicismo segue como a religião com maior número de fiéis no país — representando 56% da população brasileira — no Amazonas esse percentual cai para 47,4%. Por outro lado, os evangélicos compõem 39,9% da população do estado, um número bem acima da média nacional, que é de 26,7%.

Em Manaus, capital do estado, a tendência se intensifica. Apenas 44,38% dos manauaras se declaram católicos, enquanto 39,49% se identificam como evangélicos — um índice que mantém a capital próxima à média estadual e reforça a crescente presença dessa vertente religiosa na região.

LEIA TAMBÉM: Último prazo para Censo Previdenciário de aposentados e pensionistas do Amazonas

Apesar da expansão evangélica nas últimas décadas, o catolicismo ainda é a religião predominante em todas as regiões do país. A maior concentração de católicos está no Nordeste (63,9%), enquanto os evangélicos têm presença mais expressiva nas regiões Norte (36,8%) e Centro-Oeste (31,4%).

O levantamento também aponta curiosidades sobre outras religiões: o Sudeste concentra a maior quantidade de espíritas (2,7%) e de pessoas sem religião (10,5%). Já o Sul lidera em número de praticantes de umbanda e candomblé (3,2%).

Entre os estados, o Piauí tem a maior proporção de católicos (77,4%), enquanto o Acre lidera entre os evangélicos (44,4%). Já Roraima apresenta o menor percentual de católicos do país, com apenas 37,9%.

Esses dados reforçam a diversidade religiosa no Brasil e revelam importantes transformações nos hábitos de fé da população brasileira nas últimas décadas.

Leia também

Em vistoria a obra da AM-352, Wilson Lima anuncia R$ 8 milhões para asfalto em Novo Airão

Castração gratuita de cães e gatos começa na segunda no Shopping Ponta Negra; Saiba como agendar

Avenida Coronel Teixeira terá trânsito alterado neste domingo (14)

Rodoviários encerram greve em Manaus após acordo judicial

Homem morre após receber descarga elétrica ao encostar em fio de alta tensão em Manaus

Redação 07/06/2025 07/06/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Quarto simples com roupas em cama e ventilador. Mulher é resgatada após 22 anos de trabalho escravo em casa de luxo em Manaus
Próximo Artigo Casal é preso após roubar homem durante programa sexual em Manaus Casal é preso após roubar homem durante programa sexual em Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.