Dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS) revelam que o mês de maio registrou o maior número de notificações de esporotricose humana no estado em 2025. Foram 178 casos notificados, superando os 177 registrados em abril. Desde janeiro, o Amazonas acumula 1.044 notificações, das quais 815 foram confirmadas. Outros 141 casos seguem em investigação.
A maioria dos registros envolve moradores de Manaus (760), mas há confirmações em outros municÃpios, como Presidente Figueiredo (24), Barcelos (11) e Manacapuru (5), entre outros.
LEIA TAMBÉM: Morcego com raiva é pego em Manaus e alerta para risco
A esporotricose é uma infecção subcutânea causada por fungos do gênero Sporothrix, encontrados naturalmente no solo, em cascas de árvores e vegetação em decomposição. A transmissão ocorre por meio de lesões na pele ou por contato direto com animais infectados — especialmente gatos, que respondem por 97,2% dos 2.486 casos notificados de esporotricose animal neste ano no Amazonas.
Segundo a FVS, 2.331 dos casos em animais foram confirmados. A maioria está em tratamento (1.270), mas 1.037 animais morreram ou precisaram ser submetidos à eutanásia.
A FVS reforça a importância da vigilância e da adoção de medidas preventivas, como evitar que cães e gatos circulem livremente nas ruas. Em caso de suspeita da doença, tanto em humanos quanto em animais, é fundamental buscar atendimento médico ou veterinário.