O Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na zona Leste de Manaus, teve o fornecimento de energia elétrica interrompido na noite desta sexta-feira (16/05) após uma tentativa de furto de cabos na subestação da unidade. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), o gerador do hospital entrou em funcionamento automaticamente e equipes técnicas foram mobilizadas para garantir a segurança dos pacientes.
O plano de contingência da secretaria foi ativado e incluiu, entre outras medidas, a transferência de pacientes da UTI que dependem de ventilação mecânica para outras unidades hospitalares da rede estadual. De acordo com a SES-AM, não houve registro de intercorrências graves entre os pacientes durante a ocorrência.
Para reforçar a segurança elétrica do hospital, novos nobreaks foram instalados para assegurar o fornecimento de energia a equipamentos críticos enquanto as equipes atuam no reparo da subestação. A concessionária responsável pelo fornecimento de energia também foi acionada para colaborar na normalização do serviço.
LEIA TAMBÉM: Quinto PIB do Brasil, Manaus está entre as piores capitais em saneamento básico
A direção do hospital registrou boletim de ocorrência e informou que o suspeito da tentativa de furto sofreu uma descarga elétrica, mas conseguiu fugir do local. A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) investiga o caso, e a Polícia Militar, por meio da 27ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), reforçou o policiamento na área.
Segundo a SES-AM, o atendimento à população segue normalmente. O criminoso responsável pelo ato ainda não foi localizados.