O Sinetram emitiu uma nota nesta sexta-feira (16), avisando que ninguém poderá sentar no assento preferencial por estar carregando bebê reborn em Manaus.
Os assentos nos ônibus continuam mantendo a prioridade prevista em Lei. A postagem vem no reboque da polêmica de pessoas que estão querendo transformar bonecos em gente.
Nos últimos dias o bebê reborn tornou-se uma moda no Brasil, incluindo polêmicas de pessoas levando as bonecas para unidades de Saúde, creches e até escolas.
Três projetos de lei foram protocolados para criar restrições aos bebês reborn, mais conhecidos como bonecos ultra realistas. A ideia é proibir o atendimento em unidades de saúde públicas privadas, filas preferenciais, entre outros benefícios.
Em meio a esse contexto, o deputado Paulo Bilynsky (PL-SP), pede que seja proibido, em todo o Brasil, o atendimento por profissionais de saúde ou servidores públicos aos bonecos em unidades de saúde públicas e privadas.
No texto, ele argumenta que a “Constituição Federal impõe à Administração Pública o dever de obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência” e que o “uso de tempo, estrutura, pessoal técnico e materiais do SUS (Sistema Único de Saúde) para atender a objetos inanimados ofende frontalmente os princípios da eficiência, moralidade administrativa e da finalidade pública”.
LEIA TAMBÉM: Vai faltar energia no seu bairro no fim de semana? Confira e programe-se
A nota diz:
Com todo respeito (e um pouquinho de fofura ):
A gente entende o carinho pelo seu bebê reborn, mas os assentos preferenciais são destinados a:
• Pessoas com deficiência
• Idosos
• Gestantes
• Crianças de colo
• Pessoas com obesidade severa
• Pessoas do espectro autista
Reborn é fofo, mas não é prioridade.
A nota gerou uma série de comentários na rede social do próprio Sinetram.
“Em que dar é umas lambadas de galho de goiabeira assado no fogo”.
“Não acredito que o sinetram chegou ao ponto de alertar sobre um problema que não existe kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk”
“Sinetram, fique sabendo que o Jurídico Mães de Bebê Reborn entrará com uma ação contra vocês! kekek”
“Mas o povo não levanta nem pra mãe com bebê de verdade a valir a de bebê de borracha. Inclusive, quem tem insônia, pega um ônibus em Manaus, senta nas cadeiras da frente, pois toda vez que entra idosos, mulher grávida, e até de bebê no colo todo mundo dorme, do nada. Então deve ter uma explicação científica pra esse sono”.
“Pensei que fossem vídeos só pra ganhar curtidas, não achei que esse povo tava levando a sério”
“O óbvio nem sempre é óbvio para quem insiste que o seu “ponto de vista”, a “sua opiniao” é mais importante que a dos demais. Estamos vivenciando tempos distópicos, o óbvio precisa ser dito com clareza”.