A capital amazonense recebe, ao longo do mês de maio, uma série de cursos gratuitos voltados à capacitação tecnológica, ofertados pelo projeto Samsung Ocean, que é realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Ao todo, são 21 atividades, presenciais e online, voltadas à formação em áreas como programação, inteligência artificial, metaverso, saúde digital, manufatura aditiva, blockchain, entre outras.
A iniciativa busca atender à demanda crescente por profissionais qualificados na região em áreas de tecnologia. Até 2027, estima-se que o Amazonas gere mais de 66 mil oportunidades de emprego nos setores de eletroeletrônica, operação industrial, tecnologia da informação e engenharia, impulsionados pela digitalização da indústria e pela adoção de tecnologias 4.0.
Entre os cursos oferecidos pelo Samsung Ocean, há opções introdutórias, como “Programação para iniciantes com Scratch”, e temas avançados, como “Modelos de IA para diagnóstico na área da saúde”, além de formações práticas sobre backend com NodeJs, laboratório de internet das coisas (IoT), e impressão 3D.
As aulas são ministradas por professores da UEA e ocorrem no campus do Samsung Ocean em Manaus, localizado na Escola Superior de Tecnologia, que fica na Avenida Djalma Batista, depois do Amazonas Shopping. Há também cursos oferecidos pela internet.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site do programa. O cronograma completo inclui também eventos como a “Intelligence of Things Week 2025”, marcada para os dias 27, 28 e 29 de maio, reunindo especialistas em inovação e aplicações de IoT.
As formações são abertas ao público e não exigem conhecimento prévio em tecnologia. Para se inscrever, CLIQUE AQUI.
LEIA MAIS: Fundação Paulo Feitoza abre seis vagas de emprego em áreas de tecnologia
O Segundo a Segundo informa que as empresas são inteiramente responsáveis pelos critérios de seleção para as vagas, assim como sobre as exigências para a ocupação dos postos de trabalho. Alertamos, entretanto, que processos de seleção para vagas de emprego são totalmente gratuitos e não exigem cobrança de tarifas, pagamentos por exames ou por cursos supostamente necessários para as vagas.
Esses tipos de situações podem se tratar de fraudes e devem ser denunciados, por meio de registro de Boletim de Ocorrência, à Polícia Civil.
As autoridades também recomendam que não sejam enviadas cópias ou originais de documentos pessoais antes da realização de entrevistas presenciais na sede da empresa ou da gerência de recursos humanos responsável pela seleção. Também não se deve informar, em qualquer hipótese, números e senhas de cartões bancários, de crédito ou de benefício social.