Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Cursos de pós-graduação do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica abrem seleção
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Oportunidade > Cursos de pós-graduação do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica abrem seleção
Oportunidade

Cursos de pós-graduação do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica abrem seleção

Redação Segundo a Segundo
Atualizado em 2025/04/16 at 9:18 AM
Redação Segundo a Segundo 2 meses atrás
Compartilhe
Compartilhe

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 05/05, por meio do site oficial da instituição. As vagas estão distribuídas em seis programas de pós-graduação, com opções de dedicação integral ou parcial.

Para participar do processo seletivo, é necessário apresentar documentos como cópia do diploma de graduação ou uma declaração de conclusão de curso — desde que a data final esteja dentro do prazo de matrícula — além de histórico escolar e uma proposta preliminar de pesquisa. A lista completa dos documentos exigidos está disponível no portal do ITA. As candidaturas estão abertas a civis e militares, brasileiros ou estrangeiros.

A seleção inclui uma prova de matemática básica, que será aplicada on-line no dia 19/05. O exame contará com 16 questões, todas com enunciado em inglês. Candidatos ao mestrado também realizarão uma avaliação de conhecimentos básicos da língua inglesa. Já os inscritos no doutorado com dedicação integral deverão apresentar, no momento da matrícula, certificados de proficiência no idioma.

Os programas com vagas abertas são: Engenharia Mecânica e Aeronáutica (PG/EAM); Engenharia Eletrônica e Computação (PG/EEC); Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica (PG/EIA); Física (PG/FIS); Ciências e Tecnologias Espaciais (PG/CTE), em associação com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv); Pesquisa Operacional (PG/PO), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O resultado com os aprovados será divulgado no site do ITA a partir do dia 23/06.

“A excelência do ITA na formação de engenheiros se estende à Pós-Graduação, que ao longo dos anos formou milhares de profissionais atuantes em diversos setores da sociedade, em áreas estratégicas ligadas ao setor aeroespacial. Esta é uma excelente oportunidade de aprofundamento profissional por meio da atuação em projetos de pesquisa e desenvolvimento de alto nível, com impacto internacional”, destacou o Pró-Reitor de Pós-Graduação do Instituto, Professor Doutor André Valdetaro Gomes Cavalieri.

LEIA MAIS: Hospital Delphina Aziz selecionando biomédico em Manaus

Vestibular 2026: datas definidas

O ITA também divulgou o cronograma do processo seletivo para ingresso na graduação em 2026. As inscrições para o vestibular na graduação em 2026. As inscrições para o vestibular deverão ser realizadas entre os dias 02/06 e 11/07.

Candidatos que desejarem solicitar isenção da taxa de inscrição deverão protocolar o pedido entre os dias 23/04 e 19/05, pelo site oficial do vestibular. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 30/05, também pela internet.

Assim como em edições anteriores, o vestibular será realizado em duas etapas. A primeira fase acontecerá no domingo, 05/10, das 13h às 18h. A segunda fase será aplicada entre os dias 28 e 31/10, de terça a sexta-feira, das 13h às 17h.

O ITA oferece atualmente seis cursos de graduação em Engenharia: Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial. A partir de 2027, dois novos cursos serão implantados no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.

Leia também

Prêmio Espírito Público: Servidores do AM ganham mais tempo para inscrição

Cetam oferece mais de 9 mil vagas em cursos gratuitos

IFAM abre mil vagas em vestibular para cursos técnicos no segundo semestre

Baratão da Carne recrutando para vagas na Avenida das Torres e barreira

Empresa de semicondutores contratando auxiliar de produção e engenheiro em Manaus

Redação Segundo a Segundo 16/04/2025 16/04/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Artigo anterior Divórcio, pensão e guarda: Mutirão da Justiça oferece atendimentos no Japiim
Próximo Artigo Amazonas tem novas regras para cobrança de encargos de contas no vermelho; Entenda
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok