Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Arcebispo de Manaus é cotado como possível sucessor do Papa Francisco
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Arcebispo de Manaus é cotado como possível sucessor do Papa Francisco
Cidades

Arcebispo de Manaus é cotado como possível sucessor do Papa Francisco

Redação
Atualizado em 2025/04/21 at 12:27 PM
Redação 3 meses atrás
Compartilhe
Arcebispo de Manaus cotado para substituir Papa
Foto: Arquidiocese de Manaus/divulgação
Compartilhe

Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, surge como um dos nomes mais comentados nos bastidores do Vaticano após a recente morte do Papa Francisco. A Igreja Católica entra agora em um de seus momentos mais solenes e decisivos: a escolha de um novo pontífice. O Colégio Cardinalício, formado por cardeais de diversas partes do mundo, se reunirá nos próximos dias em conclave para eleger o novo Papa, em meio a grandes expectativas e aos complexos desafios que a Igreja enfrenta globalmente.

Natural de Forquilhinha (SC), Dom Leonardo tem 74 anos e uma longa trajetória na Igreja. Desde que foi elevado ao cardinalato em maio de 2022, tornando-se o primeiro cardeal da Amazônia brasileira, vem ganhando destaque internacional por sua atuação firme em defesa da Amazônia e dos povos tradicionais. Analistas e vaticanistas o apontam como um possível nome de consenso entre diferentes correntes da Igreja.

LEIA TAMBÉM: Papa Francisco morre aos 88 anos

Sua nomeação, feita pelo próprio Papa Francisco, foi vista como um gesto simbólico e estratégico, sinalizando o reconhecimento da importância da região amazônica para a Igreja Católica. À época, Dom Leonardo afirmou que recebia a nomeação como “uma expressão de carinho, acolhida, proximidade e cuidado para com toda a Amazônia”.

Além de Dom Leonardo, outros nomes de peso aparecem na lista de possíveis candidatos ao trono de Pedro. Entre eles estão:

Cardeal Pietro Parolin (Itália): atual secretário de Estado do Vaticano, com longa experiência diplomática;

Cardeal Matteo Zuppi (Itália): arcebispo de Bolonha, conhecido por sua postura progressista;

Cardeal Pierbattista Pizzaballa (Itália): patriarca latino de Jerusalém, atuante no diálogo inter-religioso;

Cardeal Jean-Marc Aveline (França): arcebispo de Marselha, considerado um dos favoritos de Francisco;

Cardeal Luis Antonio Tagle (Filipinas): conhecido defensor dos direitos humanos e da justiça social;

Cardeal Sérgio da Rocha (Brasil): membro do Conselho de Cardeais, com ampla experiência no episcopado brasileiro.

Leia também

Abono de até R$ 35 mil: Feirão Amazonas Meu Lar tem mais de 2,6 mil apartamentos; confira lista

Tefé recebe evento do Sebrae para mulheres com oficinas, feiras e atrações culturais

Mais de 800 aposentados e pensionistas que podem ter pagamentos suspensos em Manaus

Homem morre em acidente de trânsito e pode ser enterrado como indigente

Greenpeace Brasil flagra mais de 500 balsas de garimpo no Rio Madeira e denuncia a expansão da atividade ilegal

Redação 21/04/2025 21/04/2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Papa Francisco morre Papa Francisco morre aos 88 anos
Próximo Artigo Munições e coletes apreendidos em Manaus Munições e coletes que seriam entregues a facção criminosa são apreendidos pela ROCAM em Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok