Os manauaras tem sofrido com as constantes falhas no fornecimento do serviço de energia elétrica, causando ‘apagões’ inclusive em períodos onde a capital registra temperaturas mais elevadas.
Em 2024, só no mês de setembro, foram registrados três apagões em bairros de Manaus, deixando a população sem o fornecimento de energia elétrica por até 10 horas em alguns casos. Como agravante da situação, setembro de 2024 foi o mês em que a capital do Amazonas registrou dias com as mais altas temperaturas, chegando aos 39°C.
As causas são basicamente as mesmas, segundo as notas emitidas pela concessionária Amazonas Energia, como desligamentos intempestivos ou falhas em linhas de transmissão e, em alguns casos, tombamentos de árvores ou postes que atingem linhas de transmissão e interferem no fornecimento de energia elétrica.
O mais recente aconteceu na noite da última sexta-feira (07/03), quando Manaus e outros municípios da região metropolitana, como Itacoatiara, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Iranduba sofreram com o blecaute desde as 23h, tendo o serviço normalizado apenas na manhã do sábado (08/03), deixando mais de 3 milhões de pessoas no escuro. O município de Parintins também registrou falhas no fornecimento do serviço.
LEIA MAIS: Anac suspende Voepass por descumprir regras de segurança; No AM, medida atinge Map
A Amazonas Energia informou que o apagão se deu em decorrência de desligamento da linha de 520 kV Jurupari-Oriximiná, que ocorreu em meio às fortes chuvas.
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que está ciente da situação no Estado e que a pasta coordenou as ações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que retomaram a energia na região. O MME disse ainda que as causas do desligamento ainda estão sendo apuradas.
Apagões geram processos
Em 2022, diversos municípios do interior do Amazonas, como Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Carauari, Careiro da Várzea, Barcelos, Parintins e outros foram afetados com apagões de energia gerando diversos prejuízos aos amazonenses.
Em razão disso, somente no interior, quase 5 mil processos judiciais contra a Amazonas Energia foram registrados naquele ano, conforme o Núcleo de Estatística do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). No total, em todo estado, foram mais de 8 mil processos referentes ao assunto.
Na época, a concessionária informou que realizou diversos investimentos na infraestrutura e melhoria da distribuição de energia elétrica no interior, na ordem aproximada de R$ 81,10 milhões.
Órgãos de fiscalização questionam apagões no interior
Em maio de 2024, o Instituto de defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) notificou a empresa Amazonas Energia a prestar esclarecimentos sobre o apagão de energia elétrica nos municípios de Manacapuru e Presidente Figueiredo.
Manacapuru enfrentou uma interrupção elétrica de aproximadamente 10 horas, enquanto Presidente Figueiredo registrou quedas de energia recorrentes durante uma semana.
Na notificação, o Procon pediu esclarecimentos sobre o que provocou o desligamento do serviço; as medidas tomadas para minimizar os impactos sofridos pela população e a reparação de possíveis perdas, ocasionadas pela interrupção do fornecimento de energia elétrica.