O período crítico da seca dos rios no Amazonas já passou há alguns meses e o período de cheia deve começar no mês de abril. Ainda assim, prefeituras de 25 municípios seguem com decreto de situação de emergência vigente por conta da estiagem junto à Defesa Civil nacional. As informações são do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional [A lista completa pode ser conferida AQUI]. Ao todo, 52 municípios tem reconhecimentos de situação de desastres vigentes junto ao Governo Federal. São 22 por incêndios florestais, dois por erosão de margem fluvial, um por afundamento de solo e colapsos, um por vendaval e o mais recente foi concedido ao município de Borba (a 215 quilômetros de Manaus), por conta das chuvas intensas.
Com o reconhecimento vigente, as prefeituras do Amazonas podem solicitar recursos do Governo Federal, para ações de Defesa Civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Racismo contra jogador – Omissões em casos de racismo no futebol devem ser investigadas. A afirmação é do deputado federal Sidney Leite (PSD), que está cobrando explicações formais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Conmebol sobre as medidas adotadas após o caso de racismo envolvendo o atacante Luighi, do Palmeiras. O crime aconteceu durante o jogo da Libertadores Sub-20 e as cenas foram televisionadas.

Touro de Wall Street – Uma escultura colocada na sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e divulgada pelo secretário da pasta, Sabá Reis (Avante), gerou uma avalanche de críticas à gestão de David Almeida. A réplica do ‘Touro de Wall Street’, símbolo universal do mercado de ações e dos grandes negócios americanos, foi feita por Luiz Cláudio da Silva, servidor da Semulsp, e que fez outras esculturas que também fazem parte da área externa do órgão. O monumento foi até inaugurado pelo prefeito em seu retorno das férias.
Mudança nas bancadas – Uma das propostas que serão levadas em discussão ainda neste semestre no Congresso Nacional é a que ajusta o número de integrantes das bancadas estaduais e do Distrito Federal na Câmara dos Deputados para a legislatura que será iniciada em 2027, observado o Censo Demográfico de 2022 do IBGE. O Supremo Tribunal Federal decidiu que o número de deputados de cada estado deve ser revisto em razão do Censo de 2022. A Corte fixou prazo até 30 de junho deste ano para que o Congresso Nacional edite lei complementar para revisar a distribuição do número de cadeiras de deputados federais em relação à população de cada estado. Com isso, a bancada do Amazonas aumentaria em mais dois deputados.
OFF Line – O perfil oficial do vereador Rodrigo Guedes (PP) no Instagram ficou fora do ar durante a manhã da quarta-feira (05/03) de Cinzas. O parlamentar relatou o ocorrido em sua conta oficial no X (antigo Twitter). “Derrubaram meu Instagram!”, disse. O vereador relatou que notou a instabilidade em seu perfil por volta das 9h. Após várias tentativas de recuperação, o perfil do vereador com pouco mais de 80 mil seguidores voltou ao normal.

LEIA TAMBÉM: De férias no Caribe, David Almeida fica em silêncio sobre tragédia das chuvas em Manaus
Visita – A primeira-dama do Brasil Rosângela da Silva, a Janja, recebeu a família da artista venezuelana Julieta Martinez, assassinada em 2023 no município de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus). Durante o encontro, Janja falou sobre a violência sofrida por Julieta e como os casos de violência são tratados no país.
Código eleitoral – O projeto de reforma do Código Eleitoral deveria ser votado logo pelo Senado, mas pode encontrar dificuldades para ser aprovado. Essa é a avaliação de vários parlamentares ouvidos pela Agência Senado. A matéria, que teve origem na Câmara dos Deputados, está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A matéria busca consolidar em quase 900 artigos a legislação eleitoral. Novo presidente da CCJ, o senador Otto Alencar (PSD-BA) afirmou que a proposta será uma das prioridades da comissão para este ano.
