O MinistĂ©rio PĂșblico do Estado do Amazonas (MP-AM) instaurou procedimentos administrativos para apurar denĂșncias sobre a falta de acessibilidade em prĂ©dios onde funcionam os Centros de ReferĂȘncia de AssistĂȘncia Social (Cras), administrados pela Secretaria Municipal da Mulher, AssistĂȘncia Social e Cidadania (Semasc), da Prefeitura de Manaus. Os problemas estĂŁo ocorrendo em nove bairros da capital.
AtravĂ©s da 56ÂȘ Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com DeficiĂȘncia (Prodhid), o ĂłrgĂŁo tambĂ©m solicitou informaçÔes sobre os Serviços de Proteção Social BĂĄsico em DomicĂlio na capital.
Os procedimentos ocorrem apĂłs o NĂșcleo de Apoio TĂ©cnico (NAT) do MPAM emitir relatĂłrios de inspeção nos Cras de nove bairros â Cidade Nova, BetĂąnia, SĂŁo Raimundo, ColĂŽnia AntĂŽnio Aleixo, Compensa, Nossa Senhora da Conceição, Japiim, Alvorada 1 e 3 â e constatar falta de acessibilidade e de cadeiras de rodas nas salas de espera para pessoas com deficiĂȘncia (PCDs), alĂ©m da presença de banheiros com dimensĂ”es inadequadas para esse pĂșblico-alvo.
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JĂĄ para averiguar a existĂȘncia de irregularidades nas atividades executadas pela Semasc em domicĂlios, o MPAM solicita informaçÔes da pasta sobre o Plano Plurianual para acessibilidade a benefĂcios â como CadĂnico, Programa Bolsa FamĂlia, BenefĂcio de Prestação Continuada (BPC) â, ofertados pelo Serviço de Proteção BĂĄsica no DomicĂlio, destinado especialmente a pessoas idosas e com deficiĂȘncia.
Foram encaminhados ofĂcios Ă Semasc, aos Conselho Municipal de AssistĂȘncia Social, Pessoa Idosa e da Pessoa com DeficiĂȘncia para que, no prazo mĂĄximo de 30 dias, respondam aos questionamentos feitos pelo MPAM, bem como informem quais medidas serĂŁo tomadas para prezar a acessibilidade nos prĂ©dios do Cras.